ESTRADA DONA FRANCISCA 19
O INÍCIO DE RIO NEGRINHO. Como São Bento foi fundado e iniciado, já sabemos. Agora veremos como surgiu Rio Negrinho. Por motivos políticos, um deles a Questão do Contestado, a estrada desviou o traçado de São Bento para Oxford – Já em Rio Negrinho, em 1880, o engenheiro responsável, estabeleceu acampamento nas margens direita do […]
Por Celso e Mariana 9 min de leitura
O INÍCIO DE RIO NEGRINHO.
Como São Bento foi fundado e iniciado, já sabemos. Agora veremos como surgiu Rio Negrinho.
Por motivos políticos, um deles a Questão do Contestado, a estrada desviou o traçado de São Bento para Oxford – Já em Rio Negrinho, em 1880, o engenheiro responsável, estabeleceu acampamento nas margens direita do Rio Santa Maria (este era o nome de Rio Negrinho).
- TROPAS E TRABALHADORES.
Ali, foi construída a ponte hoje conhecida como Ponte do Evaristo. Para atender a tanta gente, vieram de Lençol e do interior da região e se instalaram ao lado do traçado da estrada que prosseguia em construção, diversas famílias com prestação de serviços aos construtores da obra, tais como, Luiz Scholz com casa de comércio, Carlos Hantschel com sapataria, José Brey e outros. Aqui, aproveitamos para mostrar alguns dados coletados de um dos livros de José Zípperer: “ No ano de 1880, foi continuada a construção da Estrada Dona Francisca, isto é, de Lençol à Rio Negro, passando por Rio Negrinho, os km. 102 e 103 e, à sua margem localizaram-se as famílias José Brey e Luiz Scholz. O Sr. José Brey faleceu em 1928, deixando 11 filhos e inúmeros netos, o Sr. Luiz Scholz faleceu em 12/7/43 deixando igualmente inúmeros descendentes, ambos devemos considerar veteranos de Rio Negrinho. O sapateiro Carlos Hantschel faleceu ainda moço em 1916, deixando, entretanto, numerosa descendência”.
2. CARROÇÕES TRANSPORTANDO ERVA-MATE
O pequeno vilarejo chamava-se Santa Maria no lado esquerdo do Rio Santa Maria (Rio Negrinho) e Irani no lado direito do mesmo rio. Lembramos, que Rio Negrinho, até o ano de 1953, foi Distrito de São Bento. A estrada Dona Francisca facilitou muito a vida na vila, mas o grande impulso que a fez prosperar foi a construção da estrada de ferro São Paulo – Rio Grande (1913). Com a opção de escoamento de produção, afluíram muitas famílias vindas de Lençol, São Bento, Salto e outras regiões e com seu trabalho contribuíram para o desenvolvimento da localidade. A Estrada de Ferro aumentou o comércio de madeiras serradas, toras, erva-mate, lenha, nó de pinho e dormentes. Com a intermediação de Bernardo Olsen, que transferiu seu comércio de Lençol para a nova vila, passou-se a trocar produtos coloniais por artigos de primeira necessidade. Com isso, a Estrada Dona Francisca ficou esquecida.
Obrigado! Um abraço de Celso e outro de Mariana!