Página Inicial | Colunistas | ESTRADA DONA FRANCISCA (24)

ESTRADA DONA FRANCISCA (24)

ORIGEM DO NOME SÃO BENTO Dizem que o nome São Bento Sul surgiu por acaso. Ninguém sugeriu, ninguém criou, esse nome só foi batizado oficialmente em 1948.   De 1873 até 1943 esta faixa de terra no alto da serra era chamada simplesmente de São Bento fazendo alusão ao santo católico São Bento que viveu de […]

Por Celso e Mariana 8 min de leitura

ORIGEM DO NOME SÃO BENTO

Dizem que o nome São Bento Sul surgiu por acaso. Ninguém sugeriu, ninguém criou, esse nome só foi batizado oficialmente em 1948. 

  1. SÃO BENTO NA DÉCADA DE 1940.

 De 1873 até 1943 esta faixa de terra no alto da serra era chamada simplesmente de São Bento fazendo alusão ao santo católico São Bento que viveu de 480 até 547 e que foi fundador de escolas e era invocado contra picadas de serpentes venenosas.

 Ninguém sabe ao certo o motivo de, em 1943 as autoridades mudarem o nome para Serra Alta. A alegação principal era porque outras cidades no Brasil tinham esse mesmo nome e assim ficou até o ano de 1948. Porém o povo exigiu a volta do nome original, então, sob pressão, em 1948 o governo voltou atrás, mas acrescentando o sobrenome SUL, ficou São Bento do Sul.  

É bom saber que a troca de nomes aconteceu sem a consulta popular.

Há outras versões da origem do nome São Bento e uma delas é bem interessante.

  1. O SANTO SÃO BENTO 

Em 1855, o engenheiro Carl August Wunderwald subiu pelas picadas de mulas da serra afim de escolher um local apropriado para estabelecer a primeira colônia agrícola no planalto e, com ele estava um trabalhador chamado Bento.

 Wunderwald incumbiu Bento de levar uma carga de dinamite até o outro lado de um lodaçal sem molhar a carga. Lá no meio do lodaçal Bento foi picado por uma serpente venenosa. Desesperado, invocou gritando pelo nome do santo: Valei-me São Bento!

Milagrosamente o veneno não teve efeito na vítima e, a partir daí o nome São Bento passou a vigorar para aquele lugar.

Bem no início, os imigrantes queriam que o lugar fosse batizado de São João Nepomuceno, mas souberam da história do trabalhador Bento e concordaram em deixar no original São Bento.

 MAIS INFORMAÇÃOES HISTÓRICAS

 Documento afirmam que antes de ser chamado de São Bento este lugar era conhecido como “Campinas do Rio Negrinho” em referência ao rio do mesmo nome que corta a Vila Centenário. O Rio São Bento ainda não constava nos mapas, mas já havia uma capela com esse nome no Piên. Estas informações foram extraídas do acervo da Biblioteca Nacional e foi repassado pelo pesquisador Fabio Krawulski Nunes (Folha do Norte 29.09.2015).

Obrigado! Abraços de Celso e Mariana!