Página Inicial | Colunistas | ESTRADA DONA FRANCISCA 25

ESTRADA DONA FRANCISCA 25

Paralelo à história da Estrada Dona Francisca há muitas histórias e fatos ocorridos aqui e ali que merecem destaque, como, por exemplo, a vinda dos três irmãos Olsen da Noruega para a América que mudou o curso da história de São Bento e Rio Negrinho justamente por causa da Estrada Dona Francisca.  A História dos […]

Por Celso e Mariana 9 min de leitura

Paralelo à história da Estrada Dona Francisca há muitas histórias e fatos ocorridos aqui e ali que merecem destaque, como, por exemplo, a vinda dos três irmãos Olsen da Noruega para a América que mudou o curso da história de São Bento e Rio Negrinho justamente por causa da Estrada Dona Francisca. 

  1. NORUEGA, TERRA DOS VIKINGS.

A História dos Olsen no Brasil começa com uma viagem de navio. Na Noruega, chegou a notícia que havia muito ouro na América. Os três irmãos Olsen se aparelharam com pás, picaretas e partiram da Noruega com a intenção de alcançar São Francisco da Califórnia dos Estados Unidos, objetivando a extração de ouro em grandes veios. Deixaram as famílias com a promessa de voltarem ricos nadando em dinheiro. 

Porém, por engano, desembarcaram em São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Confundiram os dois São Franciscos! Procuraram ouro e não encontraram nada. Perguntaram para um ilhéu: – Onde é a área do garimpo?/ – Aqui não tem garimpo, moço!/ – Como não tem? Aqui não é São Francisco?/ – Sim, mas não tem ouro aqui!/ -Ué? Nos contaram que na Califórnia tem muito ouro!/ – Ah, Bom! Vocês erraram feio! Aqui é Brasil! O São Francisco que vocês querem está nos Estados Unidos, no outro lado da América e é bom vocês correrem porque o navio prá Califórnia já está saindo! 

Um dos irmãos comentou: – Viu? Eu bem que desconfiei que a viagem foi muito curta!

  1. PROCURANDO OURO EM SÃO FRANCISCO DO SUL

Agora imaginem, caros leitores, três noruegueses, com um monte de ferramentas nas costas correndo para o porto. Só que o navio já estava longe e… tchau mesmo! Então, resolveram subir a serra em direção a São Bento e acabaram se estabelecendo naquelas bandas.

 Em Lençol, Bernardo Olsen abriu uma casa de comércio com açougue às margens da Estrada Dona Francisca e progrediu. O tempo foi passando, os Olsen casaram novamente por aqui e deram os mesmos nomes dos filhos noruegueses aos filhos brasileiros. Muito provavelmente, não contaram às suas novas esposas que já eram casados em outro país. Os colonos compravam ferramentas, roupas e alimentos no comércio dos Olsen em Lençol. Bernardo Olsen sabia que o traçado da Estrada Dona Francisca passaria pelas terras dos Cardoso, onde hoje é Colônia Olsen, mas, isso é outra história… (Continua).

Obrigado! Um abraço de Celso e outro de Mariana!