Página Inicial | Colunistas | ESTRADA DONA FRANCISCA (29)

ESTRADA DONA FRANCISCA (29)

LINHA DO TEMPO – RESUMO  Entre centenas de informações sobre a Estrada Dona Francisca desde antes de ser começada até ser concluída faremos um resumo de alguns dos principais tópicos com datas, personagens, lugares e situações para quem desejar usar estes dados como pesquisa. A história dessa estrada começa muito antes do casamento da princesa […]

Por Celso e Mariana 8 min de leitura

LINHA DO TEMPO – RESUMO 

Entre centenas de informações sobre a Estrada Dona Francisca desde antes de ser começada até ser concluída faremos um resumo de alguns dos principais tópicos com datas, personagens, lugares e situações para quem desejar usar estes dados como pesquisa.

A história dessa estrada começa muito antes do casamento da princesa Francisca com o príncipe François, mas iniciaremos a matéria a partir do casamento dos dois.

  1. A ESTRADA EM 1880.

1843 – Casamento dos príncipes Dona Francisca, filha de Dom Pedro I e irmã de Dom Pedro II, com o Príncipe, François de Orleans de Joinville, cidade da França que deu nome à nossa Joinville. O príncipe era filho do Rei Luiz Felipe da França. Depois do casamento nunca mais voltaram ao Brasil.

1845 – Medição e demarcação das 25 léguas de terras doadas à princesa Dona Francisca como presente pelo casamento com o príncipe. Essas terras deram origem à Joinville e toda a circunvizinhança, Campo Alegre, São Bento e Rio Negrinho. 

Nota: Antes de 1849, houve revolução na França, o Rei Luiz Felipe foi deposto e a Princesa Dona Francisca e seu marido fugiram para a Inglaterra onde se refugiaram. Foi aí que resolveram ofertar suas terras à Sociedade Colonizadora para sobreviver com o dinheiro da venda.

1849Fundação da Sociedade Colonizadora de Hamburg, na Alemanha, que trouxe os primeiros colonizadores para o Brasil.

1851 – Fundação de Joinville. Nome dado à cidade em homenagem ao Príncipe de Joinville.

1852 – Primeira tentativa, que não deu certo, de escalar as montanhas da Serra do Mar com o objetivo de abrir uma estrada entre o litoral e o planalto.

  1. A ESTRADA, ATUALMENTE.

1853 – É iniciada, no centro de Joinville, a construção da estrada que mais tarde levaria o nome de Estrada Imperial Dona Francisca.

1853 – O engenheiro da Sociedade Colonizadora escala pela primeira vez com sucesso a Serra Dona Francisca, a fim de estudar o traçado da nova estrada.

1855 – O Governo Imperial, Dom Pedro II, assumiu o pagamento pela construção da Estrada Dona Francisca.

As altas montanhas da Serra do Mar, selvagens, inóspitas e desconhecidas, exigiram muito estudo, esforço e coragem de grandes e competentes engenheiros e trabalhadores para que pudessem traçar e construir uma estrada na selva. (Continua). 

 Obrigado! Um abraço de Celso e outro de Mariana!