Página Inicial | Colunistas | Fatias Hungaras Salgadas

Fatias Hungaras Salgadas

Nesta semana iniciamos uma viagem pela culinária da Hungria. A gastronomia húngara é um elemento resultante da cultura dos húngaros. É uma gastronomia variada, com comida que usa os recursos do país. A cultura culinária de é resultado do desenvolvimento histórico de mais de um milénio. A culinária é rica em aromas e sabores picantes, […]

Por Jornal Liberdade 11 min de leitura

Nesta semana iniciamos uma viagem pela culinária da Hungria. A gastronomia húngara é um elemento resultante da cultura dos húngaros. É uma gastronomia variada, com comida que usa os recursos do país. A cultura culinária de é resultado do desenvolvimento histórico de mais de um milénio. A culinária é rica em aromas e sabores picantes, e o prato mais conhecido é o goulash – em húngaro: gulyás – que reúne os sabores típicos misturados com o popular pimentão. Nesta gastronomia é frequente o uso de pimento, pimentão e malagueta, além de alho. Há poucos pratos com legumes crus. Os fritos costumam fazer-se com banha de porco, que chega a ser utilizada para fritar a alta temperatura e costuma ter um sabor fumado. Na área dos enchidos há um famoso salame (téliszalámi), elaborado desde 1883 em Szeged de forma artesanal e de qualidades únicas que o diferenciam bastante do original italiano, o paprikás szalámi (salame com pimentão) e o csemege szalámi (salame elaborado com uma mistura de carnes de porco e vaca), as salsichas fumadas békéscsaba e gyula.

Ingredientes:

25g de fermento biológico fresco

1 colher (sopa) de açúcar refinado

¼ xícara (chá) de leite morno

½ xícara (chá) de farinha de trigo

¼ xícara (chá) de água filtrada e morna

75g de manteiga em temperatura ambiente

100g de batatas cozidas e espremidas ainda quentes

1 ovo grande ligeiramente batido

1 colher (chá) rasa de sal

350g de farinha de trigo (aproximadamente)

Recheio:

150g de presunto cozido fatiado e bem picado

150g de mussarela ou queijo prato fatiado e picado

100g de azeitonas verdes ou pretas picadas e escorridas

150g de requeijão cremoso firme

2 colheres (sopa) de folhas frescas de manjericão picadas, ou orégano

Modo de fazer: 

Pré-aqueça o forno a 180º C. Dissolva o fermento com o açúcar. Junte o leite e a farinha de trigo (da fermentação) misture bem. Deixe levedar por 15 minutos ou até que esteja bem crescido. Acrescente os demais ingredientes e amasse até a massa ficar macia e soltar das mãos. Abra a massa em um retângulo de 40 x 30 cm sobre uma superfície levemente enfarinhada. Passe o requeijão sobre a massa e jogue os demais ingredientes. Enrole como se fosse um rocambole e deixe a massa na grossura que desejar. Corte o rolo em fatias de 2 ½ cm de largura e coloque em assadeiras forradas com papel manteiga, tomando o cuidado de deixar os cortes para cima. Deixe crescer novamente até dobrar de volume, pincele com ovo batido misturado com um fio de azeite e se desejar polvilhe queijo parmesão.Asse por mais ou menos 30 minutos ou até que fiquem douradas.

Fonte: https://www.almanaqueculinario.com.br

Dica da Receita: Use sua criatividade para fazer diversos recheio. Sua família vai amar.

Quer me contar como ficou esta ou outra receita escreva ou mande sua foto, eu gostaria de saber sua opinião.

Dúvidas ou sugestões escrevam para nosso endereço eletrônico.

saleteelingen@gmail.com