Página Inicial | Colunistas | No Olho da Verdade | FUTURO: Estudantes conhecem Legislativo

FUTURO: Estudantes conhecem Legislativo

Campo Alegre – Na manhã da quinta-feira (16/03) estudantes do nono ano da Escola Municipal Maria José estiveram nas dependências da Câmara Municipal. O objetivo da visita foi conhecer a sede do Poder Legislativo e, por meio de uma conversa com o vereador Ernani dos Santos (PSD), que também é professor, ficar mais inteirados do […]

Por Jornal Liberdade 7 min de leitura

Campo Alegre – Na manhã da quinta-feira (16/03) estudantes do nono ano da Escola Municipal Maria José estiveram nas dependências da Câmara Municipal. O objetivo da visita foi conhecer a sede do Poder Legislativo e, por meio de uma conversa com o vereador Ernani dos Santos (PSD), que também é professor, ficar mais inteirados do funcionamento na Casa.
Durante a conversa, a turma, que foi acompanhada da professora Andrieli C. da Silva, Coordenadora Pedagógica da escola, teve conhecimento de alguns procedimentos que podem ter a participação da juventude e dos adolescentes.
O vereador Ernani explicou que, embora muitos títulos eleitorais tenham sido emitidos para jovens, com idade entre 16 e 18 anos nos últimos tempos, pelo menos 90 dessas pessoas não compareceram para votar nas últimas eleições. “Um número que certamente fez diferença em vários aspectos. Tivemos uma eleição para prefeito com uma diferença de apenas cinco votos, olhem o que a participação da juventude poderia ter feito. Uma diferença mais considerável e até a possibilidade de a Câmara contar com outras pessoas”, disse.
Além disso, os alunos ouviram um pouco sobre o funcionamento da Câmara, a tramitação de projetos e a importância do Poder Legislativo para os rumos de uma cidade, estado e até da Federação.
Para a próxima semana, mais precisamente na terça-feira (21/03) mais duas turmas estarão em visita ao legislativo, sendo uma pela manhã e outra à tarde. Todos estudantes do nono ano, para que tenham mais contato com o sistema político que rege uma cidade, um estado e uma nação. “É importante repassar essas informações para os estudantes. Eles estão encerrando o ensino fundamental e se preparando para o ensino médio, o conhecimento do sistema político pode ajudar e influenciar em muitos fatores positivos para a sociedade. São eles (as) os futuros vereadores (as), prefeitos (as) e quem sabe ocupantes de outros cargos eletivos importantes dentro da sociedade”, complementou o vereador.