Página Inicial | Colunistas | Gulasch de Batata e Pimenta

Gulasch de Batata e Pimenta

Vamos falar sobre uma receita que vem lá do Império Austro-Hungaro. Com origem na Hungria, o goulash é hoje popular também na Áustria e, em geral, em toda a extensão do antigo império austro-húngaro. É interessante notar que, em húngaro, gulyás é o nome que se dá a uma sopa à base de pimentão (páprica), […]

Por Salete Elingen 8 min de leitura

Vamos falar sobre uma receita que vem lá do Império Austro-Hungaro. Com origem na Hungria, o goulash é hoje popular também na Áustria e, em geral, em toda a extensão do antigo império austro-húngaro. É interessante notar que, em húngaro, gulyás é o nome que se dá a uma sopa à base de pimentão (páprica), carne e legumes. Já o goulash tal qual chegou ao ocidente é chamado de pörkölt e pode ser preparado com carne bovina ou suína. Claro manter um prato original é importante, mas você pode usar sua criatividade e fazer uma variação conforme o gosto de seus familiares. Então chega de conversa e vamos conferir a receita.

Kartoffel-Paprika-Gulasch – Gulasch de Batata e Pimenta

Ingredientes:

3 Pimentões de cores diferentes

600g de Batatas

500g de Cebola

4 Colheres (sopa) de Azeite

2 Dentes de Alho

1 Colher (chá) de Manjerona seca

2 Folhas de Louro

1 Colher (chá) de Cominho

1 Colher (chá) de Páprica doce em pó

Pimenta Malagueta ou Pimenta Caiena

100 ml de Vinho tinto

100 ml de Caldo de Legumes

1 Lata de Tomate

1 Ramo de Salsinha

 Creme de Leite ou Requijão Cremoso

Modo de fazer:  Lave os pimentões, corte-os ao meio e retire as sementes. Descasque as batatas e as cebolas. Corte tudo em cubos. Como é cozido por muito tempo, não precisa ser muito pequeno. Aqueça o óleo em uma panela. É melhor usar uma assadeira de ferro fundido na qual os sabores das especiarias possam se desenvolver bem. Frite os cubos de vegetais por 5 minutos. Entremeio, descasque o alho, pique-o e junte-o aos legumes juntamente com a manjerona, o louro, a cominho e a paprica doce em pó. Deglaçar  tudo com vinho tinto. Deixe isso ferver brevemente. Em seguida, adicione o caldo e o tomate com a polpa. O goulash deve cozinhar em fogo médio por pelo menos meia hora. Quanto mais tempo, melhor. Uma hora é o ideal. Por fim tempere com pimenta, sal e um pouco de açúcar. Sirva com um raminho de salsa e um pouco de creme de leite. Bom apetite!

Quer me contar como ficou esta ou outra receita escreva ou mande sua foto, eu gostaria de saber sua opinião.

Dúvidas ou sugestões escrevam para nosso endereço eletrônico. saleteelingen@gmail.com