Página Inicial | Colunistas | HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO (2) e HOMENAGEM

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO (2) e HOMENAGEM

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO (2) E HOMENAGEM (Texto de Celso) Iniciaremos este artigo dando continuidade à História da Comunicação e, depois, uma homenagem para minha irmã Alice. Como vimos, o homem pré-histórico já se comunicava com desenhos nas paredes das cavernas (pinturas rupestres). Com o tempo aprendeu outras maneiras de expor seu pensamento através de sinais, […]

Por Celso e Mariana 32 min de leitura

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO (2) E HOMENAGEM

(Texto de Celso)

Iniciaremos este artigo dando continuidade à História da Comunicação e, depois, uma homenagem para minha irmã Alice.

Como vimos, o homem pré-histórico já se comunicava com desenhos nas paredes das cavernas (pinturas rupestres). Com o tempo aprendeu outras maneiras de expor seu pensamento através de sinais, sons e gestos até chegar ao uso da linguagem oral e da escrita, que é característica somente do animal-homem. Alguns bichos, a exemplo do papagaio, copiam a fala humana apenas por imitação, mas não tem consciência do significado dos sons que emitem. A fala humana é resultado de inteligência.

EGÍPCIOS

Os egípcios, há 5.000 anos atrás, já possuíam uma escrita muito complicada. Não usavam letras, mas sinais que ainda eram desenhos, embora simplificados. Os desenhos estavam ligados ao que desejavam comunicar pela linguagem escrita.

Aparecem animais, flores, objetos, figuras humanas.

Por muito tempo ninguém soube como ler o que aquele povo antigo deixara registrado.

HIERÓGLIFOS

Só no ano de 1800, um sábio francês chamado Champollion conseguiu decifrar o significado dos HIERÓGLIFOS – o nome dado aos sinais da escrita egípcia que possuía mais de 600 caracteres e significava SINAL SAGRADO.

Só assim o mundo de hoje pode conhecer a história gravada ou pintada em paredes de templos, monumentos, palácios, túmulos e estátuas.

ASSÍRIOS.

Os assírios, povo que viveu há muitos séculos, possuíam uma forma de escrita mais desenvolvida que os egípcios. Eles foram estilizando, (isto é, simplificando) as figuras dos objetos até transformá-las em um sinal em quase nada parecido com esses mesmos objetos.

Por exemplo, para escrever o significado de SOL, deu-se esta transformação:

O SOL

Os assírios deixaram gravadas milhares de plaquinhas de barro com sua escrita. Nelas aparecem desde contratos comerciais até leis e a história de um povo que viveu há milhares de anos atrás.

ESCRITA DOS ASSÍRIOS

FENÍCIOS

Os fenícios, outro povo que vivia também na Ásia, pouco tempo depois, encontraram a melhor solução para simplificar a escrita. Foram eles que inventaram o ALFABETO, que serviu para  facilitar o comércio com outros povos:

 e, de início era assim:

ESCRITA FENÍCIA.

Note que a letra H é escrita de duas formas porque tinha duas funções: uma comercial e outra para qualquer outro assunto.

A história da comunicação está ficando interessante, acompanhe, nas próximas edições a continuidade da evolução da escrita, dos sinais, dos sons, até chegar em nossos dias que, com apenas um toque num botão, o robô, que está em outro mundo, manda mensagens, fotos e filmes para a Terra.

UAU! Até parece que estamos muito avançados na técnica, na ciência e na comunicação, mas comparando com o que está para vir, estamos ainda engatinhando e nos arrastando no tempo! Você vai ver!

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________HOMENAGEM DE ANIVERSÁRIO PARA MINHA QUERIDA IRMÃ ALICE.

 ALICE CARVALHO STOEBERL. HOMENAGEM

(Texto de Celso)

Alice, minha querida irmã, inteligente, amorosa, paciente, que hoje, 04 de maio, completa mais um ano de vida, lembro que você amava a sua vida infantil, amava os animais e a natureza. Galgou muitos patamares promissores na sua vida. Estudiosa e consciente das suas responsabilidades, proprietária de um coração de ouro, foi e é espelho para todos que desejarem realizar sonhos importantes na vida. Eu, seu irmão, acompanhei desde pequenina suas brincadeiras e posso atestar que você teve uma infância muito feliz.

Mas, vamos deixar que você mesma conte a sua história.

EU, ALICE

 “Celso, posso dizer primeiramente com a maior sinceridade: Amei minha infância junto de vocês, irmãos e amigos da vizinhança. Fui uma criança feliz. E quero que saibas, tu eras meu maior ídolo. Te admirava e gostava de te acompanhar em tudo. Obrigada por ter sido um bom irmão.

MINHA MÃE, CRISTINA

Agradeço a minha mãe Cristina que fazia sacrifícios para nos criar. E ao seu Walfrido, nosso pai, por sempre me incentivar a não desistir do meu sonho de ser professora.

MEU PAI, WALFRIDO

EU E MEUS IRMÃOS

Formei-me professora em 1972, no Colégio Roberto Grant em São Bento do Sul. Meu primeiro emprego como professora foi já em 1973 na Escola Isolada Posto Castilho, depois passei no Concurso Estadual e, então em 1974, passei a ser funcionária estadual de SC. Lecionei na Escola Isolada Estadual Colônia Olsen. No ano de 1975, ano que me casei, fui removida para o Grupo Escolar Jorge Zípperer em Rio Negrinho.

Em 1976 vim de mudança para Mafra e passei a lecionar na Escola Isolada Estadual de Imbuial.

Nesse tempo, até 1984, tive quatro filhos. Em 1985, fui removida para a escola Jovino Lima. O último dos meus cinco filhos, nasceu em 12 de junho de 1985. Neste ano vim morar no sítio na localidade de Espigão do Bugre onde moro até hoje.  Adoro viver aqui junto à natureza e onde pude criar as crianças em liberdade junto aos animais e à natureza.  Sempre gostei de lugares assim!

  Matriculei-me em Canoinhas na Faculdade de Pedagogia. Lecionava à tarde na Escola Jovino Lima e à noitinha ia com meu fusquinha até a localidade do 111 na Vila Nova e deixava lá o fusquinha na casa da minha sogra e ia na BR embarcar num ônibus que levava os estudantes até Canoinhas. Exatamente à meia noite estava entrando de volta no portão de minha casa. Isso por quatro anos. Foi muito sacrifício, mas valeu a pena. Em julho de 1993 me formei Orientadora Educacional. Fiz também um ano de Especialização em Orientação Educacional e mais um em Metodologia do Ensino.

NO TRABALHO

No comecinho de 1994 passei a ocupar, além de professora, também o cargo de Orientadora Educacional no qual atuo até hoje. No ano de 2000 me aposentei do cargo de professora- vinte horas – e continuo até hoje no cargo de Orientadora Educacional. Estarei aposentada também desse cargo em março de 2024. Amo meu trabalho. Na minha vida pessoal também me realizei como mãe. Na verdade, sonhava em ter uma família bem grande, uns 10 filhos, mas parei no quinto.

MINHA GRANDE FAMÍLIA

Tenho o maior orgulho dos meus filhos Alethea, Anselmo, Aline, Alexandre e André Ariel. São pessoas do bem graças a Deus. E já me deram, até agora, 6 netos. Considero minhas três noras e os dois genros como se fossem meus filhos.

Nos momentos difíceis sempre tive o dom da paciência o que torna as coisas suportáveis.

Hoje, são meus filhos que geralmente me levam viajar.

Com Alethea, minha primogênita, visitei Portugal, Alemanha, Itália, Egito – a terra dos faraós -, montei em camelo no Deserto do Saara, visitei lindas cidades da Europa. Enfim, agradeço a Deus pelas muitas coisas e pessoas boas que colocou no meu caminho.

 Ah! Esqueci.  Sou amante da boa música. Queria muito aprender tocar teclado e violão. Em 2020 entrei numa escola de música e estou realizando mais este sonho”.

TOCANDO VIOLÃO NA MISSA

Veja algumas fotografias das minhas aventuras aí por esse mundão!

VENEZA

VENEZA – GÔNDOLAS

VENEZA – ITÁLIA

PIRÂMIDE NO EGITO

VALE DOS REIS, EGITO

COLISEU – ROMA

DENTRO DO COLISEU

NO COLISEU – ROMA

PRAÇA DE SÃO PEDRO, ROMA

BASÍLICA DE SÃO PEDRO, MORADA DO PAPA

FLORENÇA, ITÁLIA

FLORENÇA, ITÁLIA

MONTADA NUM CAMELO NO DESERTO DE SAARA– ÁFRICA

Comentário do irmão:

Pelas barbas do profeta! Isso é saber preencher a vida com coisas de valor! Todas as situações boas que você viveu, colocam no chinelo as ruins por quais passou! Que Deus a abençoe e lhe oportunize muitos momentos de felicidade que, por certo, hão de vir.

Espere e verá!

Você, Alice, tem dons para serem desenvolvidos e qualidades para serem equacionadas e potencializadas. Não deixe seu subconsciente travar nenhum sonho e nenhuma ação promissora.

Seu legado aos seus descendentes constituirá uma herança de inestimável valor!

Parabéns, Alice, pelo seu aniversário e pelo prodigioso ser humano que você é! Saúde, paz, sucesso e profícua felicidade com Deus no coração!

 Quanta gente gostaria de ser feliz como você foi e que poderá vir a ser ainda mais!

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________