ILUSÕES DE ÓTICA 3
ILUSÃO DE ÓTICA 3 (Texto de Mariana). Há muitos tipos de ilusão de ótica: camuflagem, efeitos de luz e sombra, distorções, delírios, alucinações, formas entrelaçadas, movimentos, etc. Enfim, ilusão de ótica é tudo aquilo que engana aos sentidos visuais. Os mais severos são os considerados alucinações – quando a pessoa vê coisas, mas sabe que […]
Por Celso e Mariana 1 min de leitura
ILUSÃO DE ÓTICA 3
(Texto de Mariana). Há muitos tipos de ilusão de ótica: camuflagem, efeitos de luz e sombra, distorções, delírios, alucinações, formas entrelaçadas, movimentos, etc. Enfim, ilusão de ótica é tudo aquilo que engana aos sentidos visuais. Os mais severos são os considerados alucinações – quando a pessoa vê coisas, mas sabe que são ilusões- e os delírios – quando a pessoas vê coisas que não existem e tem certeza que são reais. Estas duas não são nada divertidas, pelo contrário, devem ser tratadas com urgência.
Mas, temos ilusões divertidas, como estas que apresentaremos hoje, desenhadas pelas mãos de artistas habilidosos. Umas são mais fáceis de serem observadas e detectadas, outras, mais difíceis, mas todas estão ao alcance dos olhos comuns.
(Texto de Celso). “Eu passei por várias experiências de ilusão de ótica e uma delas foi esta:
Certa noite, andando na rua sozinho, de repente as luzes dos postes se apagaram. Andei com cautela para não tropeçar em alguma coisa. (Algumas pessoas falam “tropicar”).
Um carro acendeu os faróis a uma distância de uns 50 metros atrás de mim e isto proporcionou maior conforto na minha caminhada.
Logo à frente, levei um susto, vi uma caveira balançando numa cerca de ripas. A caveira se movia para os lados. Logo pensei: “Alguém está fazendo alguma brincadeira para assustar as pessoas ou pode ser um assalto”.
Por precaução, passei pelo outro lado da rua, pronto para correr, mas não despreguei os olhos da caveira que estava iluminada pela luz vinda do automóvel.
E a caveira, quando se movia, fazia ruído como se fossem ossos se esfregando.
Fui andando e olhando para trás, mas sem tirar os olhos da caveira.
Já distante, fui tomado de curiosidade do que seria aquilo. Seria mesmo uma caveira ou uma cena ilusória? A curiosidade venceu! Voltei com todo cuidado e o coração a mil. Mas eu sabia que, sob qualquer eventualidade, eu era um bom corredor.
Fui me aproximando devagar, ninguém me atacou…cheguei bem perto e descobri!
Era uma folha de jornal amassada, engatada na cerca que produzia com perfeição a imagem de uma caveira sob a luz distante dos faróis do automóvel e, quando o vento a balançava, produzia aquele ruído característico.
Vejam, amigos, se eu não tivesse verificado, o que diria para os amigos seria a história da caveira e não a do jornal amassado.
Por isso, um julgamento precoce sobre qualquer coisa e sob quaisquer circunstâncias, quase sempre resulta em imperfeição. Não julgue para não ser julgado”.
(Texto de Mariana). Gostaram da história do Celso? Então vamos às ilusões de hoje!
- A ou B. Nesse desenho, se medir os segmentos A e B veremos que são exatamente do mesmo tamanho.
- 2. ANIMAIS CAMUFLADOS. Olhe com atenção e descobrirá que há muitos animais no desenho.
- 3. CAVALO VIGILANTE. O rapaz adormeceu recostado em uma pedra, mas seu cavalo permanece vigiando e protegendo seu dono. Onde está o cavalo?
- 4. PESSOAS e ANIMAIS. Em preto: No primeiro quadro o pai e a mãe apreciam seu bebê. No segundo quadro um homem e uma mulher recostam suas testas sorrindo.
Em branco: cada quadro apresenta um animal.
- 5. PONTE E NAVIOS. Aprecie a habilidade do artista que transforma a ponte em navios.
- 6. QUANTAS PESSOAS? Você consegue ver quatro pessoas neste desenho?
- 7. CAVEIRA. O artista consegue transformar duas crianças brincando com o cachorro em uma caveira.
- 8. O REI NETUNO E A SEREIA. Neste quadro, além do Rei Netuno e da Sereia, há vários outros personagens com formas humanas. Descubra-os.
9. CARRANCUDO OU SORRIDENTE? Vire a figura de cabeça para baixo.
- 10. O TIGRÃO. Você terá que olhar muito bem para descobrir mais de um tigre neste desenho.
E aproveite para dizer rápido, cinco vezes: “ O TIGRE PRETO É DO PADRE PEDRO” e, depois, corra para o médico para desenrolar e desatar os nós da sua língua! Só espero que você tenha um bom plano de saúde, se não…!
Esperamos que você tenha aproveitado bem e se divertido com esta página.
A vida deve ser divertida, sem retrancas. Tire as trancas e viverá melhor, muito melhor!
Obrigado! Um abraço de Celso e outro de Mariana!
PUBLICIDADE