Jiu Jitsu
No Jiu Jitsu, suas possibilidades de golpes e permissões aumentam
Por Jornal Liberdade 10 min de leitura
O sábado foi muito especial para o esporte pienense, principalmente para o Jiu Jitsu. Neste dia cerca de 40 alunos receberam graduação, ou seja, um passo a mais para a troca de faixa. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e faz parte do Projeto Social Não Tenha Medo de Recomeçar, do instrutor Donisclei Teles dos Santos.
Segundo o instrutor dentro da modalidade existem vários graus, e a partir destes graus acontece a troca de faixa. “Toda vez que o aluno recebe um grau, ele está mais próximo da troca de faixa. Então quando ele chegar no 4º grau, significa que a próxima etapa é a troca de faixa. Para alguns alunos foi o primeiro grau, mas também temos que alcançaram o 4º grau e provavelmente final do ano consigam a troca de faixa, a última etapa da graduação”, disse Donis.
Uma das principais vantagens do uso das faixas, é a possibilidade de categorizar os níveis dos praticantes dessa modalidade. Uma faixa branca, por exemplo, possui uma gama limitada de técnicas disponíveis no aprendizado. À medida que o praticante avança no sistema de Graduação no Jiu Jitsu, suas possibilidades de golpes e permissões aumentam. Além de facilitar o aprendizado, essa divisão permite uma maior segurança, já que alguns golpes apenas são permitidos para aqueles alunos mais avançados.
O Projeto Social Não Tenha Medo de Recomeçar foi idealizado pelo próprio professor que conta que esta foi uma ideia para auxiliar as pessoas para terem uma vida melhor e mais próspera. “Quando eu era adolescente não fiz as coisas certas e ao conhecer o jiu-jitsu comecei a mudar a minha forma de ser. Por isso idealizei o projeto, meu objetivo é oportunizar que outras pessoas tenham uma atividade sadia e evitem cair em um mundo que seja errado”, conta ele. Donisclei conta com o auxílio de diversas pessoas para realizar as aulas, como familiares e amigos, e ainda o apoio da comunidade local com o suporte para poder oferecer as aulas.
Qualquer pessoa pode participar do projeto, desde que tenha condições de saúde física e que queira ingressar em uma atividade sadia. “No início eram cerca de 40 alunos, atualmente contamos com 90 alunos apenas na oficina sediada no departamento de Cultura. Também ministramos aulas nas escolas do município, com média de 20 alunos em cada escola, e no Despertando Estrelas em Trigolândia com cerca de 50 alunos. Tenho aluno com 4 anos de idade até aluno com 55 anos, e todos são tratados de forma igualitária”, disse ele.
A participação das oficinas é totalmente gratuita e as aulas acontecem todas as segundas, quartas e sextas sendo das 18h às 19h para crianças até 9 anos, das 19h às 20h para adolescentes até 15 anos e adultos sem limite de idade das 20h às 21h30. Quem tiver interesse em participar pode contatar o próprio Donisclei, pelo telefone 41 9 9294-8372.