Página Inicial | Destaque | Levantamento do MPSC aponta baixa cobertura vacinal contra poliomielite em Santa Catarina

Levantamento do MPSC aponta baixa cobertura vacinal contra poliomielite em Santa Catarina

Porcentagem de vacinação por gerência de saúde

Por Jornal Liberdade 7 min de leitura

A cobertura vacinal contra a poliomielite em Santa Catarina está abaixo de 50%. Na última campanha, apenas 43,43% das crianças de um a quatro anos foram imunizadas, bem abaixo dos 95% recomendados. Diante deste cenário, o MPSC, por meio do Centro de Apoio Operacional da Saúde Pública, está auxiliando as Promotorias de Justiça na apuração de possíveis falhas dos municípios.

A poliomielite é uma doença viral altamente contagiosa que pode causar paralisia infantil. Erradicada no Brasil há 30 anos graças à vacinação em massa, a doença pode voltar devido ao baixo índice de imunização. Um levantamento do MPSC e da DIVE (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) mostrou a preocupante baixa cobertura vacinal no estado, o que levou à investigação sobre a ineficiência na divulgação e conscientização sobre a importância da vacina.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde Pública, Promotor de Justiça Douglas Roberto Martins, destacou que foram aplicadas 15.264 VIPs e 168.633 VOPs, (vacinas orais contra a poliomielite) com a cobertura vacinal da VOP atingindo apenas 43,43% das crianças.

Martins sugere que as Promotorias de Justiça analisem os dados e trabalhem com as Secretarias Municipais de Saúde para melhorar a adesão à campanha, utilizando médicos e profissionais de saúde respeitados para convencer os pais sobre a importância da imunização.

Apesar da baixa adesão nas grandes cidades, como Joinville (20%), Florianópolis (17%) e Blumenau (24%), pequenos municípios como Santiago do Sul (126%) e Barra Bonita (107%) superaram as expectativas, mostrando que a conscientização pode ser mais eficaz em comunidades menores.

Tabela 1. Doses aplicadas (DA) e cobertura vacinal (CV). Campanha de vacinação contra a Poliomielite, por Gerência Regional de Saúde e município. Santa Catarina, 2024

São Bento Do Sul  68,87 %

Campo Alegre       62,8 %

Rio Negrinho        46,34 %