Ligações indevidas na rede de tubulação podem causar sérios danos
Visando auxiliar em um problema recorrente no município, a Prefeitura, através do Samae, vem trabalhando no programa “Se liga na rede São Bento”. O projeto tem como objetivo, promover a interligação de todos os imóveis (residenciais e comerciais) atendidos por rede de esgoto e auxiliar os munícipes na ligação correta nas tubulações. Frequentemente, a Secretaria […]
Por Jornal Liberdade 8 min de leitura
Visando auxiliar em um problema recorrente no município, a Prefeitura, através do Samae, vem trabalhando no programa “Se liga na rede São Bento”. O projeto tem como objetivo, promover a interligação de todos os imóveis (residenciais e comerciais) atendidos por rede de esgoto e auxiliar os munícipes na ligação correta nas tubulações.
Frequentemente, a Secretaria de Obras realiza manutenção em vias com redes de tubulação pluvial entupidas por conta de ligações indevidas de esgoto. Este ato, além de ser prejudicial ao meio ambiente, também prejudica a infraestrutura das ruas do município, trazendo prejuízo aos cofres públicos, pois toda vez que uma rede da via entope, é preciso fazer a abertura da rua e a troca de boa parte dos tubos, além da reconstrução da pavimentação.
Dessa maneira, o programa “Se liga na rede São Bento” atua de forma conjunta e estratégica, com técnicos do Samae, Vigilância Sanitária e Consórcio Quiriri, para fazer a inspeção de ligações de esgotamento sanitário, inclusive naqueles que porventura estejam conectados à rede pluvial dos imóveis, além de orientar e oferecer condições para que o cidadão possa se regularizar. “Temos registrado mais de 2 mil ligações irregulares. Através do programa, buscamos uma aproximação do poder público com o munícipe para promover ações quanto aos benefícios e a melhora das condições ambientais, sanitárias e da qualidade de vida da população com as ligações corretas”, explica o diretor presidente do Samae, Osvalcir Peters.
Também é atribuição do programa notificar o proprietário do imóvel que apresenta inadequações, oferecendo os devidos prazos legais, e alertar sobre os riscos de multa e ação por parte do Ministério Público de Santa Catarina.
Denuncie – Caso você veja alguém realizando ligações indevidas, denuncie. A ouvidoria municipal possui atendimento virtual pelo aplicativo Atende.Net, ou se preferir ligue para os telefones (47) 3631-6004 ou 156.
Além disso, poderão ser feitas solicitações pelo e-mail ouvidoria@saobentodosul.sc.gov.br e pelo site da Prefeitura saobentodosul.sc.gov.br na aba Atendimento/Ouvidoria. A mesma encaminhará para o órgão responsável de fiscalização.
Conscientização – Ajude a manter o bom funcionamento das redes pluviais. Não realize ligações clandestinas e também descarte corretamente o lixo e rejeitos.