Página Inicial | Colunistas | No Olho da Verdade | Mayza de Lima Borges esclarece dúvidas ao jornalismo da Liberdade sobre as pré-matrículas da rede estadual

Mayza de Lima Borges esclarece dúvidas ao jornalismo da Liberdade sobre as pré-matrículas da rede estadual

Valmir Forteski entrevista a integradora educacional Mayza de Lima Borges, que falou sobre as pré-matrículas na rede estadual de ensino - SED - Secretaria de Estado da Educação - SÃO BENTO DO SUL que acontecem a partir de segunda 27/11 de forma online. assista e tire suas duvidas

Por Cauan 9 min de leitura

Assista a entrevista: https://fb.watch/owBtm7AFA-/?mibextid=Nif5oz

Durante o programa Liberdade News, ancorado pelo jornalista Valmir Forteski, a integradora de educação da Secretaria Estadual de Educação (SED) Mayza de Lima Borges ressalta a importância da educação de qualidade dentro das escolas e como a secretaria de educação estadual vem tomando cada vez mais a qualidade de ensino como meta. Mayza afirma que a educação é o único meio transformador e que sempre valorizou a educação desde muito jovem.

Durante o programa, Mayza usou o espaço para devidamente estar esclarecendo dúvidas importantes relacionadas às matrículas e rematrículas para a rede de ensino estadual de 2024. O desentendimento de pais e estudantes que desejam ingressar na rede estadual vem sendo frequente quando se trata de matrículas, e a problemática se dá pelo fato de que o primeiro passo para se matricular na rede estadual de ensino é exclusivamente online, através de um preenchimento de dados no site matriculaonline.sed.sc.gov.br. O período de inscrição para realizar a matrícula inicia na segunda-feira dia 27/11 às 08 horas até a quarta-feira dia 29/11 às 17 horas.

Essa pré-matrícula não garante a vaga mas é o primeiro passo obrigatório para a realização da matrícula. Mayza destaca que os períodos vão ser divididos no site em diurno e noturno não havendo divisão entre período de matutino e vespertino por não dividir as vagas. Ela destaca que obviamente é um site do governo do Estado e para acessar será necessário utilizar a conta do gov.br, utilizado para todos os serviços governamentais. Seu acesso é bem simples, podendo ser restaurado em caso de perda de senha. É preciso que os estudantes e responsáveis estejam atentos aos prazos e realizem a pré-matrícula assim que possível porque as vagas são limitadas. Se por acaso o estudante não possuir acesso à internet, a escola tem o dever de disponibilizar o acesso para realização da pré-matrícula. No dia 01/12 é realizado o sorteio em Florianópolis, e a partir das 17 horas do mesmo dia, o sorteio é divulgado. Após ser sorteado entre os dias 04 e 06 de dezembro o responsável deve comparecer na escola mais próxima de sua residência ou do local de trabalho dos pais munido de documentos para realizar a matrícula, durante o período de funcionamento da escola.

Caso o estudante não tenha sido sorteado, ele deverá participar de um novo sorteio que inicia dia 11/12. Para o ensino técnico talvez não apareça as vagas na segunda-feira, 27/11. Mayza fala que haverá mudanças no ensino médio, que ao invés das aulas acontecerem em período integral, elas passarão a serem realizadas em meio período.