Página Inicial | Destaque | No Olho da Verdade: 10 – 11 – 2022

No Olho da Verdade: 10 – 11 – 2022

Chicâo: Não Tiram a Bunda da Cadeira:

Por Jornal Liberdade 23 min de leitura

  • Denuncia na Saúde

O vereador Darlan Giuliani destacou na palavra livre na sessão da Câmara uma situação envolvendo funcionária da saúde.

Relacionou a Odonto Pediatria, Darlan revela que uma odontóloga concursada atendia no centro, por algum motivo essa profissional foi alocada para bairro Progresso e mais 10 horas cedidas ao bairro Rio Vermelho.

“Eu entendo perfeitamente onde está o atual imóvel do posto central já tem seus 50 anos foi esquecido por todas as administrações, falta estrutura virou um aperto para os funcionários e usuários”, reclamou  

Segundo o vereador a ondonto pediatria deveria continua na unidade central e não no bairro Progresso como foi orquestrado pela saúde. “Vou atirar lenha na fogueira a questão da mudança dessa profissional do centro de especialidades de odontologia é uma questão politica. Tem alguém lá na saúde passando pela coordenadora , tem alguém lá dentro nos bastidores mandando e dando ordens acima da profissional Silvia. Essa pessoa não pensa na mãe que sai dos bairros para ser atendida no bairro Progresso, tudo pela vaidade, talvez pelo orgulho, as duas grandes chagas da humanidade. Isso é tão sério que quando esse governo assumiu essa funcionária começou a receber periculosidade por mexer com raio X, na época falei com a secretária de saúde que foi retirada e essa mesma funcionária recebia periculosidade; Esse mesmo dinheiro não voltou aos cofres públicos, pessoa que não fazem mais parte do quadro de saúde denunciaram. Espero que o Marcelo Marques reveja muitas questões e que de fato converse com a Dr Silvia que coordena a estrutura na saúde não posso admitir que o atendimento seja feito no Progresso ou Rio Vermelho para ser atendida por especialista  por questões politicas e partidárias ao seu bel prazer”, revelou Darlan  

  • Vereador Chicão

Sobre a falta de fiscalização nas obras, o vereador Chicão destacou que menos está errando é empreiteira, principalmente da questão dos meios fios lombadas para ter acesso a sua residência e a seu comércio. “Temos que cobrar os responsáveis gestores eles tem a obrigação por lei qualquer contrato feito pelo município. Nós vereadores aqui cobrando não vejo em obra pública nenhum fiscal que tanto se fala. Obra gera transtorno sim, ela pode ser administrada com menor impacto. Os três principais acessos para São Bento do Sul estão em obras pode ser feito a noite, falta planejamento. Eles não tiram a bunda da cadeira. A função do fiscal da prefeitura é cobrar se não cumprir esse papel é ilegal. Não lembro em gestões anteriores reclamações da falta de fiscalização. Que sirva de exemplo, não deixe isso se repetir que se mande uma projeto para temos que pensar no futuro”, destacou Chicão

Carla vê importância na mudança de editais

Carla Hofmann destacou que a situação da Wuderwald é uma  situação extrema de urgência.   Sabemos das dificuldades, essas empresas segundo a vereadora se habilitam através do processo de licitação, muitas vezes a empresa não consegue cumprir o que está no edital.

Carla revela que com relação a Wunderwald, em meios fios, tiveram que refazer já que era impossível ficar como estar. “Os mesmos problemas que nós tivemos na estrada das Neves, dona Francisca, acesso ao Alpestre. É o momento de repensamos com relação aos editais penalizados mais severas em determinados prazos , encontrar um gatilho de regramento,  olhar em relação em algum decreto ver essa situações com penalização dentro do próprio contrato”, comentou Carla.   

Terezinha Dybas falou das faixas elevadas e da nova obra da rua das Neves, a obra da primeira etapa é referente a implantação da rede de esgoto a segunda é referente a recomposição do asfalto com retirada de 36cm de asfalto. “A obra do momento atual é paliativo, a ordem de serviço deve ser assinada nos próximos dia, para uma nova obra de recapeamento. A secretaria de obras neste momento não pode realizar intervenção na rua das Neves, já que é uma obra licitada. Terezinha lamentou a demora na Wunderwald, prejudicando comerciantes e moradores, e entende que todas as colocação estão 100% corretas, é necessário que se coloque algumas situações convidaria os vereadores”, afirma

Faixas elevadas

Alice assume a Amunesc

A Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) será presidida em 2023 pela Prefeita de Campo Alegre, Alice Bayerl Groskopf. A escolha ocorreu na noite de quarta-feira (09), durante a Assembleia Ordinária dos Prefeitos.

A nova presidente toma posse em fevereiro do ano que vem, substituindo o atual presidente e Prefeito de Itapoá, Marlon Neuber. O mandato é de um ano.

Primeira mulher

Alice será a primeira presidente mulher da associação em 55 anos de existência, e foi eleita por unanimidade pelos 9 prefeitos dos Municípios que fazem parte da Amunesc. A futura presidente agradeceu o apoio dos colegas prefeitos integrantes da entidade e disse que irá fazer uma gestão que vai seguir os avanços conquistados pela atual diretoria.

“Não se vive um município isoladamente. Temos que viver a região cada vez mais integrada, com os prefeitos participando das decisões. Vamos juntar as experiências somadas na Amunesc. Vou dar continuidade ao trabalho que está sendo realizado, aumentando a capacidade de ação em benefício à comunidade da nossa região”, disse o presidente eleito.

O atual presidente da Amunesc, Rodrigo Adriany David, destacou o período de um ano e meio no comando da associação, e ressaltou o apoio de todos os prefeitos durante a gestão. “Nesse período, a Amunesc apresentou novos serviços à comunidade, os prefeitos entenderam a importância da entidade e contribuíram muito para esses avanços”, disse.

Nova diretoria

A diretoria de 2022 também será composta pelo primeiro vice-presidente e prefeito de Joinville, Adriano Bornschein Silva, e pela segunda vice-presidente e prefeita de Campo Alegre, Alice Bayerl Grosskopf.

Os integrantes efetivos do Conselho Fiscal são o prefeito de Balneário Barra do Sul, Antônio Rodrigues; o prefeito de Rio Negrinho, Caio Cesar Trem; e o prefeito de São Francisco do Sul, Godofredo Gomes Moreira Filho.

A Amunesc é composta por nove municípios da região, sendo eles: Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul.