Nova disciplina visa implantar cultura tecnológica no ensino
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, está inovando com a alteração da Matriz Curricular dos anos iniciais, 1º ao 5º anos, incluindo a disciplina de Pensamento Computacional na grade de ensino, para cerca de 169 turmas de alunos. Essa iniciativa visa contribuir com o ensino diferenciado e multidisciplinar aos alunos, com intuito de […]
Por Jornal Liberdade 9 min de leitura
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, está inovando com a alteração da Matriz Curricular dos anos iniciais, 1º ao 5º anos, incluindo a disciplina de Pensamento Computacional na grade de ensino, para cerca de 169 turmas de alunos.
Essa iniciativa visa contribuir com o ensino diferenciado e multidisciplinar aos alunos, com intuito de implantar uma cultura tecnológica pensando também, no futuro e no desenvolvimento do município, com o preparo dos estudantes inclusive para o mercado de trabalho.
O projeto foi apresentado ao prefeito Antonio Tomazini, que enfatizou sobre a importância de contemplar os alunos da rede com esta nova disciplina. “É um avanço importante, pois com isso, é possível desde cedo preparar as nossas crianças com o conhecimento tecnológico, estimulando ainda mais o processo de ensino e aprendizagem. É mais uma iniciativa em prol do futuro de nossos estudantes”, frisou.
Nesse contexto, a Secretaria de Educação também buscou parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo para apresentar mais esse avanço na educação municipal e realizar ações em conjunto para contemplar os alunos através da nova disciplina. “O Governo Federal recentemente vetou o trecho da Lei que obriga robótica e programação nas escolas, no entanto, a educação do nosso município está à frente, com olhar visionário pensando no futuro dos alunos, indo além do básico. Estamos alinhados com a Base Nacional Comum Curricular que prevê a tecnologia no ensino, assim como estamos ao encontro com as diretrizes do planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo”, disse o secretário de Educação, Josias Terres.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Andréa Tamanine, não há como desenvolver um território rico e inovador sem criar a cultura para isso desde a infância, um modelo plenamente comprovado como bem-sucedido em países desenvolvidos. “Se queremos que São Bento do Sul desenvolva melhoria nas indústrias, comércio e serviços, precisamos alinhar diferentes frentes da política pública para preparar e manter talentos na cidade, estimular os jovens para que vejam a tecnologia como oportunidade de crescimento pessoal e profissional, assim como possamos atrair novos investimentos ao oferecer uma cidade com pessoas preparadas para usar a tecnologia a favor da qualidade de vida. O futuro que queremos precisa ser construído hoje, por isso a importância do trabalho integrado que está sendo realizado na educação e no desenvolvimento econômico em nosso município”, destacou.