Na noite de segunda-feira, 21, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), prendeu um homem em Blumenau por envolvimento em crimes de estelionato. O golpe consistia em um motoboy, com informações pessoais das vítimas, como nome e data de aniversário, indo até as residências para entregar um presente falso e cobrando o frete com cartão de crédito. Ao realizar a operação, ele clonava os dados do cartão ou trocava o valor sem que a vítima percebesse.
Na quarta-feira, 23, os policiais identificaram um homem em uma motocicleta, com mochila semelhante às imagens das câmeras de segurança. O suspeito tentou fugir, mas foi capturado pela equipe das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam). Durante a fuga, ele jogou fora uma máquina de cartão, que foi recuperada.
Com o homem de 26 anos, foram apreendidas três máquinas de cartão, um dispositivo para roubo de dados de cartões, dois celulares, uma cesta de chocolate e a motocicleta usada nos crimes. Ele é o segundo suspeito preso por aplicar o mesmo golpe na cidade e fazia parte de uma quadrilha que utilizava dados das vítimas para realizar as fraudes.