Página Inicial | Colunistas | Omas Lebkuchen – Bolachas de Natal da Vovó

Omas Lebkuchen – Bolachas de Natal da Vovó

Não como pensar em receitas natilinas e não lembrar da Alemanha, que tão famosa com seus mercados de natal acabou se destacando e se tornando uma certa referência de sabores para esta época do ano. Pesquisando encontrei uma receita bem antiga de Lebkuche (Bolacha de Natal). E é esta receita que vou trazer para vocês […]

Por Salete Elingen 13 min de leitura

Não como pensar em receitas natilinas e não lembrar da Alemanha, que tão famosa com seus mercados de natal acabou se destacando e se tornando uma certa referência de sabores para esta época do ano. Pesquisando encontrei uma receita bem antiga de Lebkuche (Bolacha de Natal). E é esta receita que vou trazer para vocês esta semana. Todos os direitos da receita e foto são de seus autores. Receita retirada do site https://www.chefkoch.de/forum/2,36,538452/Omas-Lebkuchenteig-jetzt-ansetzen-im-Dezember-backen-Teil-4.html Para que esta receita fique bem original a massa deve ser feita em outubro e assada em Dezembro, fazendo assim ela fica com muio mais destaque nos sabores de cada ingrediente. Mas nada impede de vocÊ fazer ela ainda este ano deixando de um dia para o outro também já deixa ela bem mais saborosa. Então vamos a receita.

Omas Lebkuchen – Bolachas de Natal da Vovó

Ingredientes: 

250g de Mel 

250 g de Açúcar de cana Mascavo

100g de Manteiga ou Margarina

1 Pacote de Condimento para bolacha

1 Casca ralada de Limão

500g de Farinha de Trigo

2 Colheres (sopa) de Cacau em pó

2 Ovos Inteiros

12g ou 1 Colher (chá) de Bicarbonato de Amônia (Sal Amoníaco)

2Calice de Licor de Cereja

Observação:   O Mel pode ser substituido por Melado de Cana

Modo de fazer de Ambos: 

Em uma panela aqueça o Mel e o açúcar. Sempre mexendo acrescente a gordura, os temperos e as raspas de limão. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Em uma bacia coloque a mistura do Mel e Açúcar misture aos poucos a farinha de trigo e o cacau e amasse bem. Bata levemente os ovos e misture na massa. Misture delicadamente o Bicabornato de Amônia, dissolva bem e misture na massa.

DICA IMPORTANTE:

Não deixe a massa repousar por muito tempo enquanto a prepara, caso contrário ela ficará dura e difícil de trabalhar. Amasse e misture até que não grude mais e fique liso e brilhante. (Se necessário adicione um pouco mais de farinha de trigo). Forme uma bola e deixe a massa descansar por pelo menos 1 noite. Mas como recomendado acima, a bolacha  fica muito mais gostosa se deixar a massa descansar por 2 meses. Antes de estender, amasse novamente com muita firmeza e depois estenda sobre uma superfície enfarinhada da espessura de um dedo.

Recorte a massa usando um molde as avós gostavam de usar formatos de estrela, Coração, Meia Lua, Pinheirinhos eoutros mais que simbolizam o natal. Corte as bolachas e coloque em formas de lateral bem baixa forada de papel manteiga ou enfarinhada, deixe descansarem por mais 1 a 2 horas. Leve para assar no forno pré-aquecido, na prateleira do meio. Verifique a cor de vez em quando porque as bolachas não deve ficar muito escuro, caso contrário terá um sabor amargo. Reduza o fogo, se necessário. Tempo é cerca de 20 minutos a 180 – 200°C. Ar quente um pouco menos, nível de gás 2 – 3. A quantidade é suficiente para uma bandeja normal. Deixe as bolachas esfriarem sobre uma grade. Se quiser que a superfície fique brilhante, pincele-a com água com açúcar pouco antes do final do tempo de assar. Caso contrário, decore as bolachas frias com cobertura de açúcar. Se quiser decorar com amêndoas, deve pressioná-las levemente na massa antes de assar. É possível que as bolachas fiquem duras como pedra, então deve-se guardá-las ao ar úmido ou junto com uma maçã cortada. Isso deixará as bolachas macia e amanteigado novamente.

Dúvidas ou sugestões escrevam para nosso endereço eletrônico.

saleteelingen@gmail.com