Página Inicial | Destaque | Operação Mensageiro: ex-prefeito de Corupá condenado a 41 anos de prisão

Operação Mensageiro: ex-prefeito de Corupá condenado a 41 anos de prisão

Justiça

Por Gilmar dos Passos 5 min de leitura

O ex-prefeito de Corupá Luiz Carlos Tamanini (MDB), foi condenado a um total de 41 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de organização criminosa e corrupção passiva. A sentença foi proferida na Comarca de Jaraguá do Sul em decorrência das investigações da Operação Mensageiro. Ele recebeu 35 anos de reclusão por seis crimes de corrupção passiva e mais 6 anos e 1 mês por participação em organização criminosa. Além disso, foi condenado à interdição de cargos públicos por 8 anos e deverá devolver R$ 519 mil ao município.

A Operação Mensageiro, que já resultou em diversas condenações, incluindo esta, investiga fraudes em licitações e corrupção nos setores de lixo, água e iluminação pública em várias regiões de Santa Catarina. Na mesma sentença, seis integrantes do núcleo empresarial também foram condenados, com penas que variam de 8 a 13 anos de reclusão por corrupção ativa.

O ex-prefeito e os demais envolvidos foram investigados a partir de 2020, e a prisão preventiva do ex-prefeito ocorreu na quarta fase da operação, em abril de 2023. Após renunciar ao cargo e perder o foro privilegiado, o processo foi transferido para a primeira instância, onde foi julgado. A operação continua investigando novos casos de fraudes e corrupção envolvendo contratos públicos. A sentença ainda pode ser contestada judicialmente.