Visando fomentar a economia local e oferecer possibilidade de crescimento às micro e pequenas empresas, a Prefeitura de São Bento do Sul poderá aderir a uma Sociedade Garantidora de Crédito (SGC). A iniciativa tem como intuito, facilitar a oferta de crédito aos empreendedores através de instituições cooperativas. Na última sexta-feira (21), o prefeito Antonio Tomazini participou de uma apresentação da Garanticoop, instituição que trabalha com sistema garantidor de crédito.
Para o prefeito, a SGC pode facilitar o acesso de crédito, diminuir as taxas de empréstimos e dar retorno direto ao município.
O que é uma Sociedade Garantidora de Crédito?
As Sociedades Garantidoras de Crédito (SGCs) são sociedades de caráter privado com a finalidade de complementar garantias exigidas aos associados nas operações de crédito junto a cooperativas de crédito. Seu objetivo principal é a promoção da competitividade e desenvolvimento empresarial, por meio do acesso ao crédito e assessoria financeira para as empresas associadas.
Formadas essencialmente por empresas, as SGCs podem também ter a participação de entidades públicas e outros apoiadores.
Cabe frisar que elas não realizam empréstimos ou financiamentos, mas prestam garantias (aval ou fiança) nas operações de crédito de suas associadas com as instituições financeiras.
Além disso, podem também fornecer aval técnico, comercial e assessoria financeira.
Fonte: Sebrae