Piên participa do lançamento do Plano Safra Paraná 2023
Este é o maior plano de financiamento agropecuário da história do Paraná.
Por Cauan 11 min de leitura
O vice-prefeito de Piên, Pedrinho da Farmácia, junto com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Magon, participaram do lançamento do Plano Safra do Governo do Estado do Paraná. O evento aconteceu no Palácio Iguaçu, onde foram anunciados R$ 54,3 bilhões captados de diversas fontes, entre elas o Banco do Brasil, cooperativas de crédito e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para o pacote destinado a custeio e investimentos dos agricultores familiares e dos médios e grandes agropecuários.
O Plano Safra Estadual 2023/2024 anunciado, prevê recursos de R$ 54,3 bilhões, considerado o maior da história do Estado, para apoiar a produção agropecuária paranaense. Os recursos serão usados para financiar a agricultura sustentável, investimentos de produtores rurais e a produção de alimentos, entre outras iniciativas.
Este é o maior plano de financiamento agropecuário da história do Paraná. O objetivo é impulsionar a agropecuária local, reforçando o papel do Paraná como um dos maiores produtores de alimentos do país. O grande objetivo é tornar a atividade no campo mais rentável, competitiva e verde, melhorando a estrutura de produção, armazenagem e comercialização e amparando os empreendimentos contra eventos causadores de perdas. Tudo isso sem perder de vista a relação com a preservação do meio ambiente.
Ratinho Junior explicou que o Governo do Estado aproveitou o Plano Safra nacional, lançado em junho pelo governo federal, e aportou novos recursos para melhorar as condições de crédito para os agricultores paranaenses. “Quisemos potencializar ainda mais esse crédito para atender os agricultores do Paraná, principalmente os pequenos produtores. Queremos continuar com aquilo que fazemos de melhor, que é produzir alimentos para o mundo com sustentabilidade”, afirmou Ratinho Junior.
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, explicou que apesar de o Plano Safra do governo federal trazer um grande volume de recursos, o quadro econômico nacional, com a Selic em alta, fez com que as linhas de financiamento tivessem juros mais altos, que dificultam os investimentos. “Por isso, dentro desse movimento, o Governo do Estado está destinando recursos para baratear ainda mais as linhas de financiamento. Aquelas voltadas para a produção familiar, geração de energia e irrigação, por exemplo, terão juro zero”, disse.
Foi um evento que confirmou o quanto o estado está comprometido com seus produtores rurais. Foram lançadas propostas de financiamentos especiais para o Pronaf Mulher, a juro zero no Paraná, além de projetos de sustentabilidade, vinculados a energia solar ou biomassa, que também terão incentivos para desenvolver o Estado.
“É importante estarmos engajados com as ações promovidas pelo Governo do Estado para que possamos trazer mais oportunidades ao município de Piên, pois possuímos muito potencial agrícola e precisamos ter parcerias em projetos como esse, para que a nossa agricultura se diversifique e cresça ainda mais” disse o vice-prefeito, Pedrinho da Farmácia.