Piên receberá novos mutirões de exames
Buscando continuamente qualificar e aproximar o atendimento da saúde pública no município, a prefeitura de Piên anunciou para próxima semana a realização de novos mutirões de exames médicos. Os procedimentos de mamografia e de ultrassom, que acontecerão em unidades móveis, vão atender pacientes que aguardam na fila de espera. De acordo com a responsável pelo […]
Por Jornal Liberdade 9 min de leitura
Buscando continuamente qualificar e aproximar o atendimento da saúde pública no município, a prefeitura de Piên anunciou para próxima semana a realização de novos mutirões de exames médicos. Os procedimentos de mamografia e de ultrassom, que acontecerão em unidades móveis, vão atender pacientes que aguardam na fila de espera.
De acordo com a responsável pelo setor de agendamentos, Caroline Massaneiro, o mutirão de mamografia acontecerá no Centro da cidade nos próximos dias 25, 26 e 27. “Serão disponibilizadas 204 mamografias, em parceria com o Sesi, atendendo prioritariamente mulheres com idade acima de 40 anos, as quais tem que realizar este procedimento anualmente, sendo uma política prevenção ao câncer de mama, que é uma das doenças que mais causa óbitos”, relata Caroline. Nesta frente, com investimento do governo do estado, a prefeitura aplicará recursos na ordem de R$ 23.562,00.
Já os exames de ultrassom estão previstos para os dias 26 e 27 na área central, e no dia 28 em Trigolândia. “Esta é uma parceria com o Consórcio de Saúde Cisnordeste, onde serão disponibilizadas 125 ultrassonografias. Esta é a segunda edição do mutirão, que levará também os atendimentos a unidade de Trigolândia”, detalha Caroline. Com recursos do município, serão investidos R$ 8.153,93.
Para a secretária municipal de Saúde, Mayara Grosskopf, a realização de novos mutirões de exames visa atender a meta da gestão com o Programa Zera Filas. “Estamos fazendo todo um esforço para desafogar a nossa fila de espera, a qual já era reprimida antes da pandemia e que teve ainda mais demanda posteriormente a este período. Temos novos mutirões já agendados e que estão sendo essenciais para que consigamos atender os pacientes”, destaca Mayara, solicitando a colaboração da população para que não falte ao procedimento. “Precisamos da ajuda da comunidade, muitas vezes temos taxas de absenteísmo que passam de 30%. São exames muito concorridos e quando disponibilizados muitas vezes não são aproveitados. Por isso, quem não puder comparecer, que desmarque com antecedência e assim conseguimos encaixar outra pessoa”, ressalta.
Todos os pacientes estão sendo contatados antecipadamente pela Secretaria de Saúde, o qual é o responsável pela programação. Maiores informações na sub-prefeitura de Trigolândia ou no setor de agendamentos, que atende também pelo telefone (41) 3632 1291.
Foto: Carreta do programa Sesi Cuide-se Mais estará novamente em Piên realizando exames de Mamografia em 204 mulheres