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Piên receberá o selo de Cidade Educadora

Atualmente no Brasil apenas 31 cidades estão credenciadas como Cidade Educadora

Por Cauan 16 min de leitura

Na sexta-feira, 18 de agosto, Piên receberá oficialmente o selo de Cidade Educadora. A solenidade acontecerá durante a Feira da Lua na Praça da Paz. O evento com início programado para as 17h30 contará com apresentações de escolas do município, Jiu jitsu ao ar livre, pedal da família e a participação dos campeões do Canta Piên.

Piên foi reconhecida como uma Cidade Educadora porque oferece à população iniciativas voltadas a questões de cidadania, sustentabilidade, pertencimento, respeito e tolerância. No dia 30 de maio desse ano, Piên participou do Fórum de Prefeitos promovido no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba, onde recebeu o reconhecimento oficial de Cidade Educadora.

Atualmente no Brasil apenas 31 cidades estão credenciadas como Cidade Educadora, Piên faz parte desse número juntamente com Curitiba. Piên utilizou o projeto “Feira da Lua” para ingressar na seleta lista. Projeto este, que trouxe vida a um espaço que antes era inseguro, associado com consumo de drogas, vandalismo, abandono de animais, até mesmo prostituição. Desde 2021 a Feira da Lua vem ganhando notoriedade na região, recebendo famílias, sendo palco de atrações esportivas e culturais, campanhas de saúde e fomentando a educação e o desenvolvimento local.

O projeto é realizado pela Associação Internacional de Cidades Educadoras – AICE, uma organização sem fins lucrativos formada por governos locais de todo o mundo. Estes governos são comprometidos com a educação como ferramenta de transformação social, promovendo o intercâmbio de ideias, reflexões e boas práticas. Esta organização busca municípios onde a administração local vem fazendo a diferença e seleciona estes municípios para participar do programa. “Como Piên está passando por uma grande transformação de gestão tivemos o privilégio de ser convidados para integrar o grupo”, disse a secretária de Educação Clarice Fragoso.

Participar do Cidade Educadora implica em levar a educação ao centro do planejamento da administração uma cidade. O prefeito Maicon Grosskopf falou da importância da educação e dos investimentos que tem feito para fortalecer a educação do município. “Estamos investindo muito em educação pois entendemos que somente através da educação conseguiremos transformar a nossa sociedade”. Para ele, participar de programas nesse sentido somam e acrescentam positivamente no crescimento da cidade. “Porém sabemos que ao assumir este compromisso teremos muito trabalho e muitas exigências para cumprir, não é apenas um rótulo e um status, mas sim, diversas ações que serão desenvolvidas junto a sociedade”. Finalizou Maicon.

O que é uma cidade educadora

O conceito de cidade educadora nasceu em 1990, no I Congresso Internacional de Cidades Educadoras, em Barcelona. Ele está inscrito na Carta das Cidades Educadoras, documento elaborado nesse evento. Segundo a Carta, “a educação transcende as paredes da escola para impregnar toda a cidade”.

Na Carta da AICE, a entidade pondera que a cidade deve exercer e desenvolver sua função educadora de maneira paralela às suas atribuições tradicionais. São elas: funções econômica, social e de política de prestação de serviços. Isso deve ser feito, prossegue a associação, “tendo em vista a formação, promoção e o desenvolvimento de todos os seus habitantes”.

A secretária de Educação, Clarice Fragoso, . “Temos iniciativas excelentes aqui na nossa cidade e participar desse movimento é uma oportunidade de socializar as nossas experiências”, afirmou Clarice.

Segundo a Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), toda cidade é educativa por si só; ela se torna educadora quando assume essa “intenção na forma como se apresenta a seus cidadãos, consciente de que suas propostas têm consequências em atitudes e convivências e geram novos valores, conhecimentos e habilidades”. O MEC define que a cidade educadora deve fazer “a integração da oferta de atividades sociais e culturais para potencializar sua capacidade educativa formal e informalmente”.

Dessas definições, próximas e complementares, compreendemos que a cidade é um espaço em que a aprendizagem está presente naturalmente. No entanto, para que ela seja considerada educadora, é necessário um passo além: que ela conecte e integre as possibilidades educativas de seu território, de maneira planejada e intencional.