Pirogue

Nesta semana Nossa viagem vai um pouco mais para o leste da Europa vamos buscar uma receita tradicional polonesa o Pierogi = Pirogue que significa Pastel em polonês. Tradicionalmente considerado alimento de camponeses, que ganhou popularidade e se espalhou por todas as classes sociais, incluindo nobres. O Pierogi ainda é uma parte importante da cultura […]

Por Salete Elingen 11 min de leitura

Nesta semana Nossa viagem vai um pouco mais para o leste da Europa vamos buscar uma receita tradicional polonesa o Pierogi = Pirogue que significa Pastel em polonês. Tradicionalmente considerado alimento de camponeses, que ganhou popularidade e se espalhou por todas as classes sociais, incluindo nobres. O Pierogi ainda é uma parte importante da cultura e culinária polonesa, hoje, eles são muito populares em outros países europeus, como a Eslováquia, Roménia e Ucrânia. Pierogi é um pastel cozido Tem a forma de um ravióli, porém maior, é feito com farinha, ovos e água. Geralmente moldado em um semicírculo, às costuras são pressionados para selar o Pierogi de modo que o recheio permanecerá dentro quando é cozido. O recheio mais comum é a batata e queijo. Existem diversas variações de recheios, dependendo da região em que você se encontra, mas alguns podem incluir: cogumelos, chucrute, carnes, batata e creme de leite, frutas, como mirtilo, ou até mesmo espinafre. O Pirogue pode ser servido com molhos e nata. Alguns livros de receitas do século 17 descrevem o Pierogi como um item básico na dieta dos poloneses. Havia diferentes formas e recheios para datas especiais como Natal e Páscoa ou eventos importantes, como casamentos, até para luto existia um recheio especial. Este pastel já é muito conhecido e apreciado aqui na região principalmente nas comunidades polonesas e ucraínas não faltando nas festas das igrejas no interior de São Bento do Sul, Corupá e outras cidades da região, mas também faz parte do cardápio diário das famílias descendentes. O seu preparo é fácil, mas exige um pouco de paciência só para montar os pastéis, depois é tudo rápido e prático sem contar que podem ser feitos e congelados. Então vamos à receita:

PIEROGI = Pirogue

Ingredientes: Recheio

800g de Batatas (Batatinha) cozida e amassada

200g de Queijo tipo Quark (Requeijão Colonial)

1 Cebola pequena Ralada

 Sal e pimenta a gosto

Ingredientes: Massa 

750g Farinha de Trigo 

1 copo de Água

1 Ovo inteiro

Modo de fazer:  Comece o preparo pelo recheio em uma frigideira doure a cebola em seguida junte as batatas, a cebola e o queijo formando um purê tempere com sal e pimenta e reserve. Para a massa misture a farinha de trigo, o ovo e a água, amassando bem até formar uma massa lisa e que solte das mãos. Abra a massa e corte a em formato redondo, em cada circulo coloque uma porção de recheio dobre e feche-os tomando o cuidado para que não fique recheio nas bordas com o auxilio de um garfo aperte bem as bordas de cada um para que o recheio não saia na hora de cozinhar. Em uma panela grande cozinhe água com sal coloque de 3 a 4 pirogues de cada vez, mexa com uma colher de forma que os pirogues não grudem uns nos outros deixe cozinhar por 3 minutos ou até os mesmos flutuarem na água. Sirva acompanhado de molho de tomate, cebola refogada, bacon ou nata.

Dica: Como recheio também pode ser usado carnes, espinafre, repolho ou na versão doce frutas.

Quer me contar como ficou esta ou outra receita ou tirar dúvidas? Terei o maior prazer de saber sua opinião e não esqueça de enviar uma foto. Escreva para:

saleteelingen@gmail.com