Polícia Civil Desmonta Esquema de Pirâmide Financeira que Movimentou R$ 1 Bilhão
Polícia
Por Cauan 5 min de leitura
A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou uma operação nesta quinta-feira (31) contra uma organização criminosa envolvida em um esquema de pirâmide financeira que movimentou cerca de R$ 1 bilhão desde 2015. As investigações apontam que este é o maior caso de pirâmide financeiro no estado, causando prejuízos a centenas de pessoas.
A operação incluiu o cumprimento de dez mandatos de busca e apreensão, além de medidas para sequestrar bens e bloquear investimentos financeiros dos envolvidos. O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) participou da ação e, por meio do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), denunciou 39 suspeitos. A rede criminosa tinha como alvo principalmente militares, aposentados, pensionistas e servidores
O esquema funcionou através de 15 empresas criadas exclusivamente para o golpe. Os fraudadores usavam duas estratégias principais. Na primeira, convenciam as vítimas a realizarem empréstimos, dos quais elas ficavam com 10%, enquanto o restante era transferido para empresas dos criminosos. Essas empresas se comprometeram a desistir do empréstimo, mas não o fizeram, prejudicando as vítimas.
Na segunda estratégia, os criminosos oferecem às vítimas a possibilidade de refinanciamento da dívida, prometendo uma economia de 10% sobre o saldo. As vítimas, ao receberem um valor superior ao esperado, devolviam uma diferença à organização, que embolsavam o dinheiro, deixando uma dívida para a vítima.