Página Inicial | Colunistas | No Olho da Verdade | Prefeitura fala ao Jornal Liberdade sobre seu plano de contingência referente às chuvas

Prefeitura fala ao Jornal Liberdade sobre seu plano de contingência referente às chuvas

Entrevista exclusiva

Por Cauan 12 min de leitura

Em entrevista à redação do Jornal Liberdade, através de sua assessoria de imprensa, a Prefeitura informa como está sendo executado o plano de contingência para o problema das chuvas em São Bento do Sul.


“O município está executando as diretrizes estabelecidas no Plano de Contingência para Gestão de Riscos e Desastres, apresentado ao município em audiência pública. A gestão acionou o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) logo no início da quarta-feira (4), mobilizando toda a administração pública, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e 23º Batalhão da Polícia Militar. O município conta também com apoio da Defesa Civil estadual. Um balanço da operação e as próximas medidas do município foram discutidos em reunião geral no gabinete na tarde de quarta (4). 

A Prefeitura de São Bento do Sul está totalmente mobilizada para atendimento das famílias e monitoramento de áreas críticas. O prefeito Antonio Tomazini também assinou decreto de situação de emergência para que o município providenciasse os itens de ajuda humanitária com a maior celeridade possível. A administração efetuou a compra de 100 cestas básicas e 200 kits de limpeza.

A população de São Bento do Sul é solidária, e há inúmeras empresas e entidades apoiando a comunidade com doações.”

Questionado em relação aos desabrigados, e as famílias que ainda estão fora de suas casas, sobre onde e até quando vão ficar assim, o órgão público responde:

“O CRAS de Serra Alta realizou atendimentos de forma emergencial para as famílias que tiveram suas casas atingidas pela água. Até o momento, foram atendidas 68 famílias, com 175 pessoas cadastradas. Há um abrigo temporário instalado no salão de igreja São José que estará aberto enquanto perdurar a previsão de fortes chuvas no município e houver população que necessite de atendimento. A Defesa Civil contabilizou 43 pontos com deslizamentos e 55 pontos com alagamentos e/ou entupimentos da rede de esgoto.”

Indagada quanto a situação das aulas nas escolas afetadas, a assessoria rebate:

“Há aulas da rede municipal nesta quinta-feira (5), e cada direção está em contato com a comunidade escolar. Na sexta-feira (6) a aula será facultativa, e os alunos que puderem ficar em casa terão as faltas justificadas. Destacamos que não será oferecido transporte escolar pela secretaria de educação, uma vez que há previsão de novos pontos de alagamentos na cidade impossibilitando o tráfego de veículos e considerando também os riscos que podem decorrer desses fenômenos naturais. A Secretaria Municipal de Educação é mantenedora de 47 Unidades Educacionais e cada uma delas emitirá orientações específicas, considerando as particularidades de cada região do município.”

Sobre a Rua Jaraguá, que moradores relataram deslizamentos, a assessoria responde:

“Segundo o DETRU, não há vias interditadas no município no momento. A administração pública monitora constantemente a situação da Rua Jaraguá do Sul. Na última terça-feira (26), o prefeito Antonio Tomazini assinou ordem de serviço para construção. Com um investimento de R$ 1,7 milhão provenientes do Governo Federal, a obra tem um prazo de conclusão estipulado em cinco meses.”