Previsão do tempo em Santa Catarina: Frente fria traz chuvas e instabilidade
Nesta sexta-feira (1º), Santa Catarina aguarda a chegada de uma frente fria, prevendo um dia predominantemente ensolarado no Grande Oeste, conforme informações da Defesa Civil.
Por Cauan 6 min de leitura
Nas regiões dos Planaltos ao Litoral, o sol intercala com nuvens, com possibilidade de chuvas isoladas, especialmente à tarde, devido à influência de um sistema de alta pressão no Grande Oeste e à circulação marítima nas demais áreas.
O meteorologista Piter Scheuer observa que as chuvas serão irregulares em todo o estado, impulsionadas pela elevada temperatura e umidade disponível. Embora haja uma pequena chance de temporais, não podem ser descartados. As temperaturas máximas devem variar entre 27°C e 31°C na maioria das regiões, chegando a 32°C no Grande Oeste.
No sábado (2), a circulação marítima continuará influenciando o clima, mantendo nuvens e possibilidade de chuvas no Litoral e áreas próximas, com aberturas de sol ao longo do dia. Nas demais regiões, espera-se predomínio de sol, com mínimas entre 17°C e 20°C, mais baixas nos Planaltos.
À tarde, as máximas ficarão entre 28°C e 33°C em todo o estado, com temperaturas mais altas no Grande Oeste.
No domingo (3), uma frente fria se forma no Rio Grande do Sul, mudando o clima em Santa Catarina. Apesar do sol pela manhã, à tarde são esperadas pancadas de chuva e temporais, começando nas áreas próximas à divisa com o RS e se estendendo pelo estado. O risco de ocorrências como alagamentos e danos na rede elétrica é moderado a alto.
As temperaturas mínimas ficarão entre 19°C e 23°C, chegando a 16°C na Serra. À tarde, as máximas ultrapassarão os 30°C em todas as regiões, atingindo quase 35°C no Grande Oeste e em partes do Litoral.
Na segunda-feira (4), a frente fria avança sobre Santa Catarina, trazendo instabilidade e chuvas em todas as regiões, intensificando-se entre a tarde e a noite. Na terça-feira (5), o sistema se afasta para o mar, mas as nuvens e a possibilidade de chuvas isoladas permanecem até o final da noite, quando uma massa de ar seco se aproxima.