No sábado 29 de março de 2025, No salão da Igreja Matriz São Sebastião o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Papanduva, sob o comando do 1º sargento Odair Greffin, realizou a formatura de 229 crianças do ensino fundamental no Programa Bombeiro Mirim.
Participaram do programa estudantes do 4º ano das seguintes escolas municipais: Escola Municipal da Floresta, Escola Municipal Professor Walmir Lúcio Senna, Escola Municipal Maria Avelina de Oliveira Furtado, Escola Municipal Reunilda Francisco Hass, Escola Municipal Rubens Alberto Jazar e EEB Manoel Estevão Furtado.
As atividades incluíram momentos em sala de aula e visitas às instalações do quartel do Corpo de Bombeiros de Papanduva. Durante a visita, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer as viaturas utilizadas em ocorrências, as rotinas dos bombeiros e os equipamentos empregados nos atendimentos e resgates. Além disso, puderam participar, de forma lúdica, de um circuito elaborado pelos instrutores, no qual simularam o resgate de uma vítima e utilizaram o esguicho de combate a incêndio.
O Programa Educacional Bombeiro Mirim tem como principal objetivo capacitar estudantes do ensino fundamental para agir preventivamente em situações de risco de acidentes, promovendo uma sociedade mais segura e incentivando o exercício da cidadania por meio de práticas educativas complementares. Durante a cerimônia de formatura, os alunos receberam certificados de conclusão e participaram de sorteios de brindes arrecadados pelos bombeiros.
O prefeito Tafa Schons parabenizou os alunos formandos e destacou a parceria entre os Bombeiros e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, que possibilitou o desenvolvimento do projeto. “Parabenizo o Corpo de Bombeiros por realizar este projeto, que é um sucesso. Com certeza, auxilia e prepara nossas crianças para lidar com os perigos do dia a dia. É um verdadeiro investimento para o futuro, ensinando valores fundamentais como disciplina e cidadania”, afirmou Schons.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a juíza Mariana Monteiro; o prefeito Tafa Schons; o vice-prefeito Cleiton Martins; a secretária de Educação, Jacqueline Balena; a secretária adjunta de Educação, Carliza Simões; Secretario de Saúde Emerson Luis Selenka Szymczako secretário de Infraestrutura, Adio Nikiforuk; o representante da Câmara Ricardo Rudnik; e os vereadores Fernando Pivovar, Edival Iglicoski, Mariângela Senna, Marli de Luca, Robison Álvaro de Lima e o Branco.