Sim, desbrasileirar o Brasil e com ele toda América Central e do Sul. Isso vem se dando por um processo ideológico de distorção da História; mas diz uma linda afirmação poética e cremos que realmente assim acontecerá para o bem de todos.
– 1 –
Vejamos:
Que o Brasil sê brasileiro,
Não sê cópia de estrangeiro;
Sê Brasil, o Verdadeiro,
Grande amigo ao mundo inteiro.
Tem Brasil grande dever,
De crescer e mais crescer,
Para a todos Bem fazer,
E com todos bem viver.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
– 2 –
UM TROMBOLHO DE CANHÃO
Dizem que o Brasil guarda um canhão da Guerra de 1864 a 1870 e o Paraguai agora quer este canhão de volta.
Essa guerra começou quando o Paraguai roubou do Brasil o navio mercante Marquês de Olinda com toda sua carga, seu dinheiro e matou quase todos os brasileiros que estavam no navio e com quase dez mil soldados atacou, sem declaração de guerra, o Mato Grosso onde o Brasil tinha apenas cento e trinta soldados, lá queimaram uma igreja com toda população de Nioaque que nela se tinha refugiado.
Problema de fácil solução: que o Brasil devolva o canhão e o Paraguai devolva o navio e reconstrua a igreja de Nioaque e que todo resto se perdoe.
Veja o que canta um bom poeta:
Com amor e gratidão,
Como é bom saber vencer;
Sempre em tudo o Bem fazer,
Com bondade e atenção.
Sempre o Bem fazer tão bem,
Isso a todos bem só traz;
O progresso assim nos vem,
Com amor e muita paz.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
– 3 –
“QUE DESGRAÇA EXPULSAR OS HORLANDESES”
“Dizem que o Nordeste hoje é tão pobre porque os holandeses foram expulsos do Brasil.” Quantas vezes já ouvimos essa maldita parola que visa desbrasileirar o Brasil.
Em assim sendo: o valente comandante dos índios Felipe Camarão, o heroico chefe dos negros, Henrique Dias; o extraordinário André Vidal de Negreiros que comandava os brancos e o líder supremo João Fernandes Vieira que quando o Rei de Portugal os chamou a Lisboa para receberem o castigo por desobedecerem as negociatas entre a Holanda e Portugal e eles de pronto responderam ao Rei: primeiro vamos acabar de desobedecer e expulsar os invasores para depois irmos a Vossa Majestade para receber o castigo da desobediência.
Isso demonstra o heroísmo das três raças humanas que formam o povo brasileiro: índios, negros, brancos e suas respectivas mestiçagens. Povo heroico, valente e amigo.
Quem conhece a diferença do nordeste brasileiro pra cultura holandesa no Suriname, antiga Guiana Holandesa. Vá lá visitar e não só olhar.
Cada qual tem seu País:
É sua Terra, sua raiz,
Seu valor que bem lhe diz:
Quantas graças quer e quis.
Como é bom saber amar,
Com sua Pátria prosperar,
Todas pátrias respeitar,
E com isso ao Céu chegar.