Página Inicial | Colunistas | Receita da semana – Kalter Hund

Receita da semana – Kalter Hund

Iniciando mais um ano de parceria com o Jornal Liberdade e nosso coluna de Receitas, gratidão a direção do jornal e a cada um de vocês que acompanha cada semana nossas receitas e esta gostosa viagem mundo a fora com a culinária. E para iniciar nosso ano bem doce fui resgatar uma receita muito tradicional […]

Por Salete Elingen 12 min de leitura

Iniciando mais um ano de parceria com o Jornal Liberdade e nosso coluna de Receitas, gratidão a direção do jornal e a cada um de vocês que acompanha cada semana nossas receitas e esta gostosa viagem mundo a fora com a culinária. E para iniciar nosso ano bem doce fui resgatar uma receita muito tradicional de nossa infância. Mas antes um pouco de história sobre a nossa receita de nome Kalter Hund – Cão frio ou simplesmente como nós o conhecemos aqui Bolo de Bolacha receita bem original. Cão frio,  nada tem a ver com o nosso fiel amigo, o cão. Como costuma acontecer, a origem não é 100% comprovada, mas é provável que o nome venha de “Grubenhunt”, um caminhão de mineração cujo formato lembra a uma forma de bolo inglês onde o bolo de bolacha é montado. O nome “focinho frio” vem porque recém-saídos da geladeira, a temperatura e a umidade na superfície lembram fortemente o nariz frio do cachorro. O bolo de bolacha era igualmente popular na Alemanha Oriental e na Alemanha Ocidental. Mas, especialmente na DDR, era popular devido aos poucos ingredientes, que estavam disponíveis em sua maioria, apesar da disponibilidade limitada de alimentos. Historicamente, a popularização do popular bolo de bolacha pode ser observada sobretudo após a Segunda Guerra Mundial. Após a reintrodução do cacau pelos ocupantes americanos, e da rca Palmin que  rapidamente se tornou um dos símbolos dos “dias gordos” que se seguiram aos austeros anos de guerra. Vamos a receita.

Kalter Hund – Cão Frio = Bolo de Bolacha

Ingredientes: 

1-2 Pacotes de Bolacha de Leite (tipo Da Vaquinha)

300grs. de Gordura de Coco, 100%, ex. Marca Palmin

2 ovos inteiros

200grs de Açúcar de Confeiteiro

80grs de Cacau em pó 

1 Colher (sopa) de rum ou essencia de Rum 

Modo de Preparo: 

Bata os ovos e o açúcar de confeiteiro em uma tigela com um batedor até ficar fofo.  Adiciona o cacau peneirado. Coloque o óleo de coco em uma panela e deixe derreter em fogo baixo. Deixe esfriar um pouco e, aos poucos, misture ao creme de chocolate até ficar líquido. Adicione um pouco de cada vez à mistura de chocolate e mexa bem. Se  misturar muito de uma vez, os dois ingredientes não se misturarão. Forre uma forma de bolo inglês pequena (aprox. 30 cm) com papel manteiga ou plástico filme. No fundo da forma, coloque primeiro uma camada de creme de chocolate em seguida uma camada de Bolacha, seguindo alternadamente na forma as bolachas e o creme de chocolate. Se necessário, quebre os biscoitos ao meio para dar um bom acabamento nas bordas. Sempre coloque os biscoitos bem no meio para que o bolo fique rodeado por uma camada de chocolate ao redor. Você pode reaquecer a massa de chocolate na banho maria para que fique líquida reserve um pouco da massa para cobrir falhas na hora e retirar da forma. Leve coberto na geladeira por pelo menos 4 horas, quanto mais tempo melhor. Teste se está devidamente fixado. Por fim, retire o cão frio do molde usando o papel manteiga e corte-o em fatias antes de servir. Acerte as falhas na cobertura usando a sobra da massa de chocolate e decore a gosto.

Quer me contar como ficou esta ou outra receita? Terei o maior prazer de saber sua opinião. E não se esqueça de enviar uma foto. Abraços e até a próxima edição.

saleteelingen@gmail.com