Página Inicial | Colunistas | REVOLUÇÃO FEDERALISTA 20

REVOLUÇÃO FEDERALISTA 20

Aproveitamos para tomar emprestado o texto de Henrique Fendrich para contar um pouco da história de Floriano Wantowscky nesta revolução.

Por Jornal Liberdade 8 min de leitura

Eis o texto na íntegra.

Coluna publicada na Folha do Norte de 11.06.2013.

Floriano Wantowski nasceu no ano de 1862 em Dembowiecz, na Galícia Austríaca. Era filho de Josef e Catharina Wantowski. Segundo a história familiar, veio ao Brasil através do porto de Santos, e não o de São Francisco do Sul, como acontecia com os imigrantes locais. De Santos, partiu para São Bento, onde se casou aos 21 anos com Suzana Czapiewski, de 17 anos, nascida em Biala, na Prússia Ocidental, filha dos imigrantes Anton Czapiewski e Juliana Schaldowska. Foram moradores na Estrada das Neves.

Diz o cronista Josef Zipperer que Floriano Wantowski foi um dos muitos colonos de São Bento que tiveram seus cavalos requisitados durante a passagem da Revolução Federalista pela cidade, no final de 1893. De alguns levaram também as carroças. Além de Wantowsky, sabe-se que o mesmo sucedeu a Karl Pscheidt e a Anton Zipperer, o filho, irmão de Josef Zipperer. De São Bento o movimento partiu para a cidade da Lapa, onde se desenrolaria o episódio que ficou conhecido como Cerco da Lapa. Alguns são-bentenses que tiveram seus animais requisitados decidiram acompanhar as tropas para lá, na esperança de reavê-los. Outros permaneceram na cidade, mesmo sem os cavalos. Anton Zipperer foi um desses, e nunca mais reviu os cavalos que eram toda a sua fortuna.

Wantowsky, ao contrário, decidiu acompanhar o movimento, partindo para a Lapa. Embora os revolucionários tenham, a muito custo, rendido as tropas legalistas na Lapa, o movimento acabou sucumbindo diante das forças do Marechal Floriano. Wantowski, que não tinha nada com isso, voltou a São Bento. E, segundo Zipperer, com 11 cavalos a mais do que levou.

CASA DE FLORIANO WANTOWSKY EM RIO DOS BUGRES

Anos depois, a família se mudou para a localidade de Pocinho, perto do distrito de Volta Grande, atualmente em Rio Negrinho. Floriano Wantowsky é bisavô de Genésio Tureck e, consequentemente, trisavô do atual prefeito de São Bento do Sul, Fernando Tureck. Nos anos 20, foi tirada a foto abaixo, da casa de Floriano na localidade de Rio dos Bugres.

Floriano foi mais conhecido em Rio Negrinho do que em São Bento do Sul. Era inteligente e reunia pequenas multidões quando contava causos criativos, fantasiosos e mirabolantes. 

Obrigado! Um abraço de Celso e outro de Mariana!