Página Inicial | Colunistas | Roter Glühwein = Vinho Tinto Quente (Ou Quentão Alemão)

Roter Glühwein = Vinho Tinto Quente (Ou Quentão Alemão)

Continuamos na Alemanha outra receita que faz muito sucesso e não pode faltar nos Weihnachtsmark (Mercado de Natal) é o Glühwein = Vinho Quente (Ou Quentão Alemão). É uma delicia e perfuma toda a feira. A receita tradicional de vinho quente mais antiga da Alemanha Central vem da Saxônia. Em dezembro de 1843, o historiador […]

Por Salete Elingen 9 min de leitura

Continuamos na Alemanha outra receita que faz muito sucesso e não pode faltar nos Weihnachtsmark (Mercado de Natal) é o Glühwein = Vinho Quente (Ou Quentão Alemão). É uma delicia e perfuma toda a feira. A receita tradicional de vinho quente mais antiga da Alemanha Central vem da Saxônia. Em dezembro de 1843, o historiador e colecionador de arte August Josef Ludwig von Wackerbarth escreveu a receita para fazer vinho quente. No século XX, o vinho quente comemorou a sua vitória como a bebida de inverno mais popular.. A história do vinho quente como o conhecemos hoje começou em 1956 em Augsburg. Em sua pequena vinícola, Rudolf Kunzmann foi o primeiro a produzir vinho tinto engarrafado comercialmente com adição de açúcar e especiarias e vendê-lo como Vinho Quente. A receita original do Glühwein é preparada com cravo, canela e casca de laranja. Tem um sabor mais cítrico e bem menos doce do que estamos acostumados, pois não leva nenhuma fruta nem açúcar na preparação. Logo se espalhou pela Europa e chegando ao Brasil, como aqui o natal é no verão a bebida foi adicionada as festividades de junho e julho. Surgindo o Quentão das festas juninas como conhecemos. E para deixe o natal de sua família ainda mais gostoso e a casa com aquele cheirinho de natal. Vamos a receita.

Roter Glühwein = Vinho Tinto Quente (Ou Quentão Alemão)

Ingredientes: 

750ml de Vinho Tinto

3 Colheres (sopa) de Açúcar

1 Laranja (casca e suco)

2 Paus de Canela

3 Cravos

2 Anis Estrelado

1 Fatia de Gengibre In Natura

Observação:   Variante não alcoólica: Substitua o vinho tinto por 0,5 litros de chá de frutas e 0,25 litros de suco de cereja.

Weisser Glühwein = Vinho Branco Quente (Ou Quentão Alemão)

Ingredientes: 

750ml de Vinho Branco 

2 Colheres (sopa) de Açúcar

2 Pacotes de Açúcar de Baunilha

½  Limão (casca e suco)

1 Pau de Canela

2 Cravos

2 Fatias de Gengibre In Natura

Observação:  Versão sem álcool: Substitua o vinho branco por suco de maçã (depois não use açúcar, apenas açúcar baunilhado)

Modo de fazer de Ambos: 

Misture o vinho com o açúcar em uma panela. Adicione todos os outros ingredientes e aqueça – mas não ferva! (Caso contrário, as especiarias ficarão amargas.) Desligue o fogo pouco antes de ferver. Deixe a panela tampada e deixe o vinho quente em infusão por meia hora. Depois passe por uma peneira em xícaras: uma delícia! Também fica bem aquecido nos próximos dias.

Dúvidas ou sugestões escrevam para nosso endereço eletrônico.

saleteelingen@gmail.com