São Bento do Sul celebra mais um acordo de cooperação internacional
Inovação entra em destaque
Por Cauan 10 min de leitura
No dia 15 de dezembro o município de São Bento do Sul, em mais uma etapa do projeto InovaJuntos, firmou o termo de cooperação internacional com a cidade portuguesa de Oeiras, onde encontra-se o Tagus Park, um complexo de inovação de referência na Europa.
O prefeito Antonio Tomazini, acompanhado do secretário de Planejamento e Urbanismo, Bruno Seefeld, e do arquiteto Ricardo Callado, participou da reunião por videoconferência direto do Gabinete. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Andréa Tamanine, e o arquiteto Marcelo Lewandowski acompanharam a cerimônia presencialmente e trouxeram o termo assinado pelo prefeito de Oeiras para que seja assinado pelo prefeito Tomazini.
A Univille também participa da cooperação, representada pelo Reitor Alexandre Cidral, fortalecendo o projeto com a colaboração do curso de Arquitetura e Urbanismo de São Bento do Sul.
O projeto InovaJuntos, coordenado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) no Brasil e pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra em Portugal, tem como objetivo promover a colaboração entre Brasil e Portugal, compartilhando experiências e soluções locais para desafios relacionados à inovação e à sustentabilidade.
O projeto permitiu a captação de recursos e financiou missões técnicas e preparação de um Espaço de Inovação, inaugurado na Casa do Empreendedor no último dia 6.
O termo de cooperação, celebrado entre os municípios de São Bento do Sul e Oeiras, juntamente com a Fundação Educacional da Região de Joinville (FURJ), visa estabelecer uma parceria técnica e institucional. A iniciativa faz parte do âmbito do projeto InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade.
As ações acordadas entre as partes incluem intercâmbio de informações técnicas e know-how sobre o tema “Estudo do Conceito de Distrito de Inovação e Modelo de Ocupação e Atração de Investimentos para Indução do Empreendedorismo Inovador”. Dentre os objetivos, destacam-se a troca de conhecimentos sobre práticas e políticas públicas para ressignificar territórios por meio do empreendedorismo e inovação, análise do modelo de ocupação e atração de investidores em Oeiras, contribuição para o desenvolvimento do conceito de distrito de inovação em São Bento do Sul, apoio ao Plano de Desenvolvimento Regional pela Inovação e a estruturação do Centro de Inovação do Planalto Norte, além da promoção de eventos de integração entre startups dos territórios envolvidos.
O termo de cooperação terá vigência inicial de um ano, podendo ser renovado mediante acordo entre as partes. A iniciativa reforça o compromisso de São Bento do Sul com a inovação e sustentabilidade, ampliando sua atuação internacional em busca de soluções e práticas inovadoras para o desenvolvimento do município.