Página Inicial | Destaque | São Bento do Sul celebra mais um acordo de cooperação internacional

São Bento do Sul celebra mais um acordo de cooperação internacional

Inovação entra em destaque

Por Cauan 10 min de leitura

No dia 15 de dezembro o município de São Bento do Sul, em mais uma etapa do projeto InovaJuntos, firmou o termo de cooperação internacional com a cidade portuguesa de Oeiras, onde encontra-se o Tagus Park, um complexo de inovação de referência na Europa.

O prefeito Antonio Tomazini, acompanhado do secretário de Planejamento e Urbanismo, Bruno Seefeld, e do arquiteto Ricardo Callado, participou da reunião por videoconferência direto do Gabinete. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Andréa Tamanine, e o arquiteto Marcelo Lewandowski acompanharam a cerimônia presencialmente e trouxeram o termo assinado pelo prefeito de Oeiras para que seja assinado pelo prefeito Tomazini.

A Univille também participa da cooperação, representada pelo Reitor Alexandre Cidral, fortalecendo o projeto com a colaboração do curso de Arquitetura e Urbanismo de São Bento do Sul.

O projeto InovaJuntos, coordenado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) no Brasil e pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra em Portugal, tem como objetivo promover a colaboração entre Brasil e Portugal, compartilhando experiências e soluções locais para desafios relacionados à inovação e à sustentabilidade. 

O projeto permitiu a captação de recursos e financiou missões técnicas e preparação de um Espaço de Inovação, inaugurado na Casa do Empreendedor no último dia 6.

O termo de cooperação, celebrado entre os municípios de São Bento do Sul e Oeiras, juntamente com a Fundação Educacional da Região de Joinville (FURJ), visa estabelecer uma parceria técnica e institucional. A iniciativa faz parte do âmbito do projeto InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade.

As ações acordadas entre as partes incluem intercâmbio de informações técnicas e know-how sobre o tema “Estudo do Conceito de Distrito de Inovação e Modelo de Ocupação e Atração de Investimentos para Indução do Empreendedorismo Inovador”. Dentre os objetivos, destacam-se a troca de conhecimentos sobre práticas e políticas públicas para ressignificar territórios por meio do empreendedorismo e inovação, análise do modelo de ocupação e atração de investidores em Oeiras, contribuição para o desenvolvimento do conceito de distrito de inovação em São Bento do Sul, apoio ao Plano de Desenvolvimento Regional pela Inovação e a estruturação do Centro de Inovação do Planalto Norte, além da promoção de eventos de integração entre startups dos territórios envolvidos.

O termo de cooperação terá vigência inicial de um ano, podendo ser renovado mediante acordo entre as partes. A iniciativa reforça o compromisso de São Bento do Sul com a inovação e sustentabilidade, ampliando sua atuação internacional em busca de soluções e práticas inovadoras para o desenvolvimento do município.