Saretta destaca luta contra câncer infantil e pressiona por fundo de combate à doença
O Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, 15 de fevereiro, mostra a importância de lembrar que a doença é tratável e depende muito do diagnóstico precoce
Por Cauan 4 min de leitura
O deputado Neodi Saretta destacou que no mês de fevereiro é lembrado o Dia Internacional da Luta Contra o Câncer Infantil, terrível doença que acomete milhares de crianças a cada ano.
“Não podemos ignorar a batalha contra o câncer infantil. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima que no triênio 2023- 2025 ocorrerão a cada ano 7.930 novos casos em crianças e jovens de zero a 19 anos. Mais do que números aí estão vidas, estão pessoas, estão famílias envolvidas”, salientou.
Segundo o deputado, em Santa Catarina é significativa a incidência de crianças diagnosticadas, o que merece apoio e solidariedade. Como presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Alesc), ele ressaltou a importância dos governos municipais, do Estado e da União darem atenção especial ao assunto.
“Ainda lutamos em SC pela implantação do Fundo Estadual de Combate ao Câncer, um projeto aprovado nessa Casa e depois vetado pelo governador, veto que devíamos ter votado no ano passado.”
Saretta fez um apelo para que a Alesc aprecie este veto no Plenário ou pressione para que o governo mande um projeto contemplando as questões debatidas. “Por diversas vezes a Secretaria de Estado da Saúde nos procurou e disse que estavam estudando uma alternativa, mas as tratativas não andaram.”