Página Inicial | Destaque | Saretta diz que apesar dos avanços, há questões recorrentes na área da saúde

Saretta diz que apesar dos avanços, há questões recorrentes na área da saúde

Política

Por Gilmar dos Passos 5 min de leitura

Na manhã da quarta-feira (11), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou uma audiência pública para a prestação de contas da Secretaria de Estado da Saúde (SES) sobre os dois primeiros quadrimestres de 2024. A apresentação do relatório ao Parlamento Catarinense é uma exigência legal, permitindo o acompanhamento de investimentos e gastos na saúde pública

O deputado Neodi Saretta, presidente da Comissão de Saúde, destacou a importância da audiência para monitorar a evolução dos recursos destinados à área. Segundo Saretta, apesar dos avanços, algumas questões permanecem recorrentes, como a necessidade de maior agilidade nos atendimentos e a ampliação do credenciamento de serviços. “Precisamos evitar que os pacientes tenham que se deslocar para outras cidades, muitas vezes menores, para receber tratamento. Humanizar o atendimento é essencial, não basta apenas investir mais recursos”, afirmou o deputado.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi da Silva, até agosto, Santa Catarina destinou 14,04% do orçamento para a saúde, o que representa R$ 5,628 bilhões, ultrapassando o mínimo constitucional de 12%. O secretário também informou que o estado conta atualmente com 198 hospitais atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), número que deve aumentar para 200 até o final do ano, com a inclusão de mais duas unidades da rede pública estadual.