Página Inicial | Destaque | Saúde de Piên recebe nota 10 do Ministério da Saúde

Saúde de Piên recebe nota 10 do Ministério da Saúde

Neste ano no primeiro quadrimestre o município obteve a nota 9,77, e no segundo quadrimestre, de maio a agosto, Piên obteve a nota 10.

Por Cauan 12 min de leitura

O município de Piên tem evoluído em diversas áreas, e na saúde não é diferente. Prova de uma gestão eficiente, aliada a uma equipe comprometida e comprovando o crescimento e a melhoria dos serviços públicos de saúde oferecidos no município, Piên ficou em 1º lugar entre os municípios da Região Metropolitana no ranking de Indicadores de Desempenho do Programa Previne Brasil 2023. Neste ano no primeiro quadrimestre o município obteve a nota 9,77, e no segundo quadrimestre, de maio a agosto, Piên obteve a nota 10. Piên é o primeiro lugar na região metropolitana, 14º entre os 399 municípios do Paraná e 38º na Região Sul.

O Programa Previne Brasil foi instituído pelo Ministério da Saúde em 2019 e desde 2020 avalia as cidades em relação a alguns indicadores de saúde. A partir destes números é realizada a classificação e também a forma de repasse de transferência mensal de verbas públicas para as prefeituras. De acordo com a última publicação do Programa, Mogi das Cruzes aparece em posição de destaque entre os municípios da Região do Alto Tietê com nota 7,85 (Indicador Sintético Final).

O Programa monitora sete indicadores de saúde, entre eles, as consultas de pré-natal, atendimento odontológico na gestação, realização de exames para sífilis e HIV em gestantes, cobertura de exames citopatológicos, vacinação, acompanhamento de pessoas hipertensas e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

Além de classificar os municípios, o Previne Brasil é tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. Ou seja, conforme o município atende os requisitos do programa, recebe mais recursos para aplicar na saúde e consequentemente melhorar ainda mais o atendimento à população.

Para o prefeito Maicon Grosskopf esta nota reflete a qualidade do atendimento que é oferecido pela saúde de Piên. “Buscamos dia a dia a excelência em todas as áreas, já recebemos o título de cidade educadora e agora somos referência no Paraná quanto a área da saúde”, comemorou o prefeito Maicon Grosskopf. Para ele estes números apontam que Piên está no caminho certo e avançando cada dia mais. “Esse resultado é muito importante para o nosso município. Significa que estamos no caminho certo e conseguindo colocar a Saúde em ordem”, disse Maicon Grosskopf.

A secretária de Saúde, Mayara Grosskopf, destaca a importância dos profissionais que atuam diretamente nas unidades. “Para que esses indicadores sejam atingidos é fundamental que as equipes estejam em sintonia com as metas do programa. São diversas ações que devem ser executadas e informadas para o Ministério da Saúde e isso nossa equipe tem feito com muito profissionalismo”, disse Mayara. Segundo ela, além de realizar os atendimentos é importante cadastrar todas as informações no sistema. “É necessário cadastrar, atualizar cadastros, lançar consultas, exames, atendimentos de puericultura, odontologia, vacinas, fazer relatórios diário”, esclarece. Isso porque o Previne Brasil se baseia no banco de dados e processamento do Sisab – Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica.