A Orquestra Som Brasil celebra 25 anos de história com um show especial no dia 15 de agosto, às 20h, na Sociedade Bandeirantes. O evento reunirá 18 músicos de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Joinville e Curitiba, e contará com a participação especial da cantora Grey Endner. O repertório será eclético, incluindo clássicos das Big Bands dos anos 50, rocks de Guns N’ Roses e Nazareth, e sucessos de Bruno Mars, Stevie Wonder, Elvis Presley e Tina Turner. A apresentação também trará composições brasileiras de Edson Dutra, Alegre Corrêa e Carlinhos Brown.
O maestro Laércio Marcelo Liebl destaca que o repertório foi escolhido para marcar a história da Orquestra e oferecer novidades ao público. “Será um show para registrar a comemoração dos 25 anos e oferecer uma noite especial”, afirma Liebl. A formação atual da Orquestra inclui músicos talentosos, como Deivid Dranka, Jailton Ritzmann, Mateus Santos Nepel e Reginaldo Weiss nos trompetes; Adalberto Liebl, Douglas José Ribeiro, Luís Fernando Maia e Osnildo Czicheck nos trombones; Carlos Alberto Pinto Junior, Cleiton Kollross, José Iargas, Rodrigo Renner Duvoisin e Willian David Pscheidt nos saxofones; Elvis Vier na guitarra; Lucas Lichtblau no baixo; Abel Hack e Lucas Urbanski na bateria e percussão; e Laércio Marcelo Liebl como maestro.
A entrada para o show é gratuita, mas os ingressos são limitados e podem ser retirados na Escola de Música Donaldo Ritzmann ou pelo site www.sympla.com.br. O evento é realizado através do Programa de Incentivo à Cultura, com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina e Havan.
História Musical
Fundada em 1998 pelo músico Laércio Marcelo Liebl junto com seus alunos Josiane Maria Bayerl e Rodolfo Denk, a Orquestra Som Brasil fez sua estreia em 27 de novembro daquele ano no Centro Cultural Dr. Genésio Tureck, com um repertório de músicas folclóricas germânicas. Com o tempo, novos músicos se juntaram, ampliando a diversidade de instrumentos e do repertório, que passou a incluir temas de filmes, música popular brasileira e latina, e até rock.
A Orquestra se destacou em sua trajetória com shows como “Nosso Tom” e “Concertos Orquestra Som Brasil”, realizados através do projeto Simdec de São Bento do Sul. Eles se apresentaram em diversos eventos da região, como Schlachtfest, Festival de Inverno de Campo Alegre, Musikfest, Festa do Colono, Freundfest e Natal Encantado de Rio Negrinho. No ano passado, realizaram um concerto especial para comemorar os 150 anos de São Bento do Sul. A trajetória da Orquestra foi reconhecida com uma Menção de Aplausos da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul.