Página Inicial | Colunistas | Stollen de Dresden

Stollen de Dresden

Nesta semana nossa viagem pela culinária alemã vai até Dresden na Saxônia vamos conhecer a história de uma das receitas mais tradicionais de natal da cidade. A história do Stollen de Dresden (Dresdner Christstollen) tem início na Idade Média, no ano de 1474. Nesta época, as massas medievais eram preparadas apenas com farinha, fermento e […]

Por Salete Elingen 11 min de leitura

Nesta semana nossa viagem pela culinária alemã vai até Dresden na Saxônia vamos conhecer a história de uma das receitas mais tradicionais de natal da cidade.

A história do Stollen de Dresden (Dresdner Christstollen) tem início na Idade Média, no ano de 1474. Nesta época, as massas medievais eram preparadas apenas com farinha, fermento e água, por conta dos dogmas católicos, que proibiam o uso de leite e manteiga na época de Natal. Após inúmeros pedidos de abolição desta lei, o Papa Nicolau V enviou uma carta atendendo às suplicas dos nobres da Saxônia, que ficou conhecida como a “carta de manteiga de Dresden”. Em troca desta liberação, o Papa ordenou que os padeiros de Dresden pagassem uma “multa”.  

Diz a lenda que o formato típico do Stollen coberto por uma fina camada e açúcar de confeiteiro é nada menos do que a representação do Menino Jesus envolto em uma fralda. O Stollen de Natal de Dresden em sua característica atual começou a ser produzido neste século. Somente os mais finos e requintados ingredientes, os sabores naturais e as especiarias exóticas podem produzir essa massa de pão lisa e de odor agradável. Mesmo que haja uma receita básica, cada padeiro tem a sua própria receita secreta da família. Para garantir a qualidade do bolo, a cidade criou um selo próprio para identificar os melhores produtos. E não é só isso: há também uma faca especial para cortar o Stollen.

Mas chega de história e vamos a receita. 

Ingredientes: Para 2 Stollen

1 kg de Farinha de Trigo

100g de Fermento Bilógico

250 ml de Leite Morno

100g de Açúcar

2 Ovos inteiros

Casca de 1 Limão ralada

½ Colher (chá) de Sal

1 Colher (sobremesa) de Baunilha

400g de Manteiga ou Margarina

200g de Farinha de Trigo

350g de Uva-passas

100g de Amêndoas fatiadas

100g de Casca de Limão Cristalizada (Zitronat)

50g de Casca de Laranja Cristalizada (Orangeat)

50 ml de Rum ou Conhaque

150g de Manteiga ou Margarina

150g de Açúcar

Modo de fazer: 

Coloque a Farinha de Trigo em uma tigela, faça uma cavidade no trigo nesta coloque o fermento misture com um pouco de leite, açúcar e trigo cubra e deixe crescer por 20 minutos. Misture o restante do açúcar, os ovos, a baunilha, o sal. Junte esta mistura ao trigo e amasse até formar uma massa lisa e leve. Cubra a massa e deixe descansar por 40 minutos. Misture as 400g de manteiga com as 200g de Farinha de Trigo amasse bem de deixe descansar por 30 minutos. Misture as uvas-passas, a casca de limão e laranja junte com a massa misturando bem em seguida deixe descansar mais 30 minutos. Divida a massa em duas partes coloque-as na forma untada e forrada com papel manteiga. Deixe descansar mais 20 minutos e leve para assar em forno pré-aquecido durante uma hora.

Retire do forno pincele com manteiga e polvilhe açúcar de Confeiteiro. Para dar sabor recomenda-se faze-la com antecedência.

Dúvidas ou sugestões escrevam para nosso endereço eletrônico.

saleteelingen@gmail.com