Trabalho de busca ativa para o Censo 2022
O Censo de 2022 segue em andamento no município e visando concluir os trabalhos, a Prefeitura de São Bento do Sul vem auxiliando os agentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE na busca ativa da população ainda não recenseada. Em reunião realizada na manhã da terça-feira (13/12) na Prefeitura, o prefeito Antonio […]
Por Jornal Liberdade 9 min de leitura
O Censo de 2022 segue em andamento no município e visando concluir os trabalhos, a Prefeitura de São Bento do Sul vem auxiliando os agentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE na busca ativa da população ainda não recenseada.
Em reunião realizada na manhã da terça-feira (13/12) na Prefeitura, o prefeito Antonio Tomazini destacou a importância de ter esses números atualizados, por isso pede a contribuição dos são-bentenses para participarem do Censo. “Não estamos medindo esforços para atuar nesta busca ativa e identificar os cidadãos que ainda não forneceram as informações necessárias para o Censo, seja por ausência ou até mesmo que não tiveram a visita do agente recenseador em seu domicílio. Sabemos que em muitos casos o medo de fornecer uma informação pode ser o motivo, porém, são perguntas simples e seguras, que quando respondidas farão a diferença no desenvolvimento de nossa cidade”, destacou.
Até o momento, São Bento do Sul teve pouco mais de 72 mil pessoas recenseadas, porém estima-se que mais de 7 mil ainda não receberam os agentes recenseadores. “Para ajudar neste processo, entregamos aos coordenadores do IBGE aqui do município a relação dos pais de alunos que ainda não participaram do Censo. Este é um trabalho da Secretaria de Educação através de suas unidades educacionais visando auxiliar neste trabalho de busca. No total, recebemos mais de 500 recados de pais que ainda não fizeram o Censo, com isso será possível ajudar os agentes a ir até esse público”, disse o secretário de Educação, Josias Terres.
A Secretaria de Assistência Social também está ajudando no trabalho, a ideia é que através do Centros de Referência (Cras) seja possível identificar as pessoas principalmente em situação de vulnerabilidade. “Estamos dando todo o suporte necessário, através de dados de famílias cadastradas e que recebem algum benefício, por exemplo, é possível identificar o local que esta pessoa está morando e se o agente recenseador já foi até sua casa”, explicou o secretário da pasta, Gilmar Pollum.
O objetivo principal do censo é retratar a realidade de todos os moradores do município e todos têm o direito de participar desta finalidade. Para os moradores que recusaram pois não se sentiram seguros em fazer o censo, ou não foram encontrados, pede-se para que entrem em contato com o posto de coleta para responder o questionário. O telefone ou whatsapp para contato é (47) 99924-3158. Também para saber mais informações sobre o censo, basta acessar o site censo2022.ibge.gov.br.