Página Inicial | Colunistas | No Olho da Verdade | Trabalho de prevenção é realizado constantemente

Trabalho de prevenção é realizado constantemente

Mesmo com as limpezas constantes, em alguns pontos não foi possível suportar a quantidade de chuva ocorrida na região, ocasionando a cheia dos rios que cortam a cidade. Durante todo o ano, com o objetivo de atuar na prevenção de alagamentos, a Prefeitura, através da Secretaria de Obras, realizou 21 limpezas de rios e córregos […]

Por Jornal Liberdade 8 min de leitura

Mesmo com as limpezas constantes, em alguns pontos não foi possível suportar a quantidade de chuva ocorrida na região, ocasionando a cheia dos rios que cortam a cidade. Durante todo o ano, com o objetivo de atuar na prevenção de alagamentos, a Prefeitura, através da Secretaria de Obras, realizou 21 limpezas de rios e córregos no município. Além disso, ações como o programa SBS Rio Limpo e São Bento Sempre Limpa auxiliaram para que o descarte correto de resíduos fosse realizado, sem que houvesse a poluição dos rios.

Conforme explicou o secretário de Obras, Luiz Neri Pereira (Magrão), durante todo o ano, esse trabalho de prevenção é realizado pelas equipes, inclusive em parceria com a Defesa Civil, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e empresas voluntárias. “Neste ano ainda está programada a limpeza de mais quatro pontos do município. Infelizmente, mesmo com esse trabalho, em alguns locais críticos os rios acabaram transbordando e atingindo residências nas imediações. Porém, se não tivéssemos realizado esta ação, o problema poderia ter sido ainda maior, pois em um só dia o acúmulo de água foi de 258mm, o que significa a chuva de um mês inteiro em menos de 24 horas”, salientou Magrão.

SBS Rio Limpo – Também em uma ação conjunta, as equipes da Secretaria de Obras e da Defesa Civil Municipal realizaram trabalhos de limpeza e desassoreamento de valas e rios. Já pelo programa “São Bento Sempre Limpa”, somente neste ano foram recolhidas mais de 139 toneladas de materiais para auxiliar a comunidade no descarte correto de lixo. “Na maioria dos casos são retirados galhos de árvore, pneus e até colchões dos rios. Isso, infelizmente, tranca as galerias, bocas de lobo e tubulações em geral. Neste caso, pedimos à população que nos auxilie e faça o descarte correto desses materiais. Inclusive denuncie caso veja algum cidadão praticando esta ação indevida”, conclui Magrão.

Denuncie: Caso algum morador constate o descarte incorreto de materiais, é solicitada denúncia através da Ouvidoria Municipal pelo atendimento virtual através do aplicativo Atende.Net, ou se preferir pelos telefones (47) 3631-6004 ou 156.

Também poderão ser feitas solicitações pelo e-mail ouvidoria@saobentodosul.sc.gov.br e pelo site saobentodosul.atende.net na aba Atendimento/Ouvidoria. A mesma encaminhará para o órgão responsável pela fiscalização.