Trabalhos seguem para obras de esgoto na Avenida São Bento
Na terça-feira (17/01), o prefeito Antonio Tomazini esteve na Avenida São Bento, para vistoriar as obras de esgoto realizadas na via. Serão mais de 360 ligações da rede coletora instaladas, aumentando a porcentagem de cobertura de esgoto no município para 42%. O diretor presidente do Samae, Osvalcir Peters, acompanhou a visita. Na oportunidade, também foi […]
Por Jornal Liberdade 6 min de leitura
Na terça-feira (17/01), o prefeito Antonio Tomazini esteve na Avenida São Bento, para vistoriar as obras de esgoto realizadas na via. Serão mais de 360 ligações da rede coletora instaladas, aumentando a porcentagem de cobertura de esgoto no município para 42%. O diretor presidente do Samae, Osvalcir Peters, acompanhou a visita.
Na oportunidade, também foi realizado teste de um novo método para a obra, chamado de “método não destrutivo”. Trata-se de processo de instalação, reparação ou reforma de tubos, dutos e cabos subterrâneos. Ele diminui ou elimina a necessidade de escavações em obras. Com a máquina, basta uma pequena abertura no piso para a realização do serviço.
“É um processo interessante, num trabalho feito na perfuração direcionada do solo para passagem da tubulação, eliminando a necessidade de escavação de valas a céu aberto durante o processo. Com isso, é possível agilizar o processo e minimizar os impactos causados pela obra”, disse o prefeito Antonio Tomazini.
Conforme explicou o diretor presidente do Samae, Osvalcir Peters, durante o teste será perfurado um trecho de 116 metros com a utilização do equipamento que atinge distâncias de até 150 metros sem precisar danificar o calçamento. “O equipamento, que é apelidado de tatu, já é largamente utilizado em grandes centros urbanos e agora está sendo feito aqui no município para testes operacionais de campo, já contemplando com a obra de esgoto na Avenida São Bento”, explicou.
Com investimentos superiores a R$ 3,6 milhões, a Prefeitura, através do Samae de São Bento do Sul, realiza as obras de esgoto na Avenida São Bento e ruas laterais. A previsão de conclusão é em junho deste ano.