Página Inicial | Colunistas | VOCÊ GOSTA DE ANIMAIS?

VOCÊ GOSTA DE ANIMAIS?

Por Celso e Mariana 27 min de leitura

(TEXTO DE MARIANA)

Com certeza existem muitos benefícios que tornam a vida da pessoa em um salto de qualidade de vida, junto ao seu animal de estimação, e claro, também para o seu melhor amigo. Segundo psicólogos, os benefícios para o bem-estar são imensos.

Apesar de já terem sido feitas pesquisas e publicados seus resultados, muita gente ainda não sabe quais são os benefícios dos animais de estimação para a saúde mental. Leia o texto e confira os principais benefícios dos animais de estimação.

  1. ANIMAL DE ESTIMAÇÃO.

 Os animais de estimação acabam por afugentar a solidão e isso é ótimo para pessoas que ficam muito sós. O pet pode ser uma excelente forma de companhia, e com isso, dando a sensação de segurança e afeto. Também é uma ótima forma de amenizar o sofrimento do isolamento social de pessoas que sofrem de depressão severa e outros transtornos.

Além de tudo, pessoas especialmente carinhosas com animais, demonstram ter um bom coração e sentimentos nobres, não só com os animais (bichos) mas, também, com os animais racionais (humanos).

Vamos citar apenas alguns dos benefícios que os animais de estimação proporcionam ao ser humano.

  1. CURA A SOLIDÃO,
  2. RESTAURA O AMOR PRÓPRIO,
  3. DIMINUI A DEPRESSÃO E O ESTRESSE,
  4. DÁ MOTIVAÇÃO E VIDA SOCIAL,
  5. CRIA RESPONSABILIDADE,
  6. TRÁZ FELICIDADE,
  7. PRODUZ ENCANTO, DESCONTRAÇÃO E ADMIRAÇÃO, EXEMPLO: O CANTO DO SABIÁ.
  • 2. BICHANO AMOROSO

Para que isso aconteça é preciso ter um coração amoroso e que, realmente, se estabeleça um verdadeiro convívio homem/animal.

Não adianta dizer que gosta do seu cachorro, se o mantém amarrado lá fora, passando frio e solidão, apenas servindo como enfeite, ou dizer que ama as aves, mas as mantém (ato cruel) presas em uma gaiola, privando-as da felicidade de serem livres na natureza.

Se você assim agir, tudo o que você diz sobre o amor aos animais é pura falácia!

Está cientificamente provado que o fato que conviver com animais dóceis traz alegria e bem-estar, e o convívio é sempre agradável e reconfortante.

 Os psicólogos notam em consultório que aqueles pacientes que possuem um animal de estimação, sempre depositam grande parte de suas melhorias ao companheiro peludo, e as razões são muitas.

Já vimos muita gente ser rude com seus próprios animais, estas pessoas, provavelmente, não usufruem dos benefícios acima citados.

  • 3. MARIA JACARÉ NO PANTANAL.

Obviamente este tipo de animal nem pode estar dentro de casa se abraçando com as pessoas, mas Maria Jacaré, que já apareceu na TV acariciando os “bichinhos de estimação”, incrivelmente, fez amizade com 60 jacarés do Pantanal e os alimenta com carne que os turistas doam e as que elas mesmo compra. Quando os jacarés estão muito longe, ela os chama soprando um berrante. Para cada jacaré ela deu nome: Ronaldinho, Betão, Lula, etc.

Nós estávamos no local quando ela os chamou pelos nomes e eles vieram um a um, veja a fotografia acima, que nós clicamos.

Ela explicou que os bichos não oferecem nenhum perigo para ela, só para os estranhos. Por isso Maria Jacaré não permite que os turistas se aproximem das feras.

O GRILO

  • 4. GRILO CAMUFLADO DE FOLHA VERDE.

VEJA, ELE TOMA AS FORMAS, AS CORES E TODAS AS CARACTERÍSTICAS DE UMA FOLHA.

Certa vez, eu (Mariana e Celso) ouvimos o cri-cri de um grilo atrás do guarda-roupas. De imediato,  procuramos e não o achamos (o grilo é ventríloquo). Fica difícil localizar com exatidão de onde vem seu cri-cri. Cada vez que nos aproximávamos do guarda-roupas o danadinho silenciava. O fato se repetiu por alguns dias. Seu cri-cri não era um canto normal, mas seguramente um pedido de socorro. Decidimos que não podíamos deixar o bichinho morrer entalado entre a parede e o móvel. Então, resolvemos fazer de tudo para encontrá-lo. Arredamos o guarda-roupas, com cuidado enfiamos uma vassoura por trás e com muito custo ele apareceu agarrado à vassoura e seu canto já estava bem debilitado. Era um lindo grilo verde!

Peguei o bichinho com cuidado com uma das mãos, levei-o até uma árvore e o soltei num pequeno galho. Todos olhávamos o que ele iria fazer.

  • 5. O DOCE OLHAR DO GRILO.

Para nossa surpresa, ele não voou de imediato, ficou nos olhando com um lindo olhar de ternura (sentimos isso com toda a certeza) como que nos agradecendo por termos salvo sua vida, depois pulou até outro galho próximo, virou de frente para nós, coçou seu rostinho com suas mãozinhas em graciosos movimentos e tranquilamente foi se afastando até desaparecer. E, já ao longe, ouvimos novamente seu canto, mas esse era diferente, como se estivesse anunciando o retorno à vida e à liberdade.

Fomos tomados de uma imensa e inexplicável felicidade como se tivéssemos salvado uma pessoa!

Ainda hoje, conservamos na mente e no coração o olhar de despedida daquele nosso amiguinho!

Sabemos que um grilo pode viver até seis meses em condições normais, mas sem água e alimento não temos certeza, mas é provável que seja por poucos dias ou horas.

 Só o macho canta.

O seu canto não é produzido por suas cordas vocais.

 Ele possui minúsculos pelos por todo o corpo e, quando quer atrair a fêmea, esfrega os pelinhos uns nos outros produzindo o famoso “cri-cri”. Genial, não?

Uma fêmea põe até 100 ovos por vez.

A média de tamanho do ovinho de grilo mede por volta de meio centímetro.

Quando está em apuros, a frequência do seu canto é mais longa, mais aguda e mais forte. É o pedido de socorro, aquele que ouvimos em nosso quarto.

Porque é criatura frágil e facilmente caçada por passarinhos ou outros predadores, o grilo usa de alguns artifícios para se defender:

  1. Ventriloquismo – para que o predador não o localize de imediato. Quando o predador pensa que sua vítima está em um determinado lugar, na verdade está em outro e isso lhe dá tempo de escapar voando.
  2. Camuflagem – se confunde com o ambiente onde vive. O predador não o vê de imediato,
  3. Agilidade no salto – a rapidez de locomoção pode salvá-lo de ser devorado,
  4. Percepção de perigo próximo – suas antenas são uma espécie de radar. Ele percebe o predador entes que este o perceba.
  5. Em outra oportunidade, faremos um estudo mais detalhado sobre esse bichinho lindo e inofensivo para o ser humano.
  6. Sua comida são folhas verdes

Na próxima edição sobre o tema “Você gosta de animais?”, veremos algo sobre outros animais, principalmente os de estimação.

Veja, na foto, o incrível beijo que a lhaminha deu no Celso. Até eu fiquei com inveja da danadinha!

  • 6. BEIJO DA PEQUENA LHAMA.
OBSERVE A CARINHA FELIZ DA LHAMINHA NESSA INTERAÇÃO AFETIVA

Este foi um amoroso presente no dia do aniversário de Celso a quatro mil metros de altitude nos Andes. Os animais sabem quando não se quer lhes fazer mal.

  • 7. WILLYS E O SABIÁ

 E tem, também, o caso do sabiá, que após ser salvo das garras dos gatos, não queria ir embora. Veja fotografia de nosso neto com o sabiá. Veja, a seguir, no detalhe, o sabiá, bem descontraído e sem medo na mão de Willys.

  • 8. SABIÁ NA MÃO DE WILLYS.
NOTE A TRANQUILIDADE DA AVE.

AME OS ANIMAIS E VOCÊ, CERTAMENTE, SERÁ MAIS FELIZ!

Obrigado! Um abraço de Celso e outro de Mariana!

PUBLICIDADE.


ESTE BRINQUEDO CONTA A HISTÓRIA DAS ATIVIDADES DOS PIONEIROS DESBRAVADORES DA NOSSA REGIÃO